Primeiro encontro dos Reitores dos Santuários Catarinenses ocorre em Nova Trento

>
>
Primeiro encontro dos Reitores dos Santuários Catarinenses ocorre em Nova Trento

Os reitores de 11 santuários de Santa Catarina se reuniram nos dias 18 e 19 de setembro, no Hotel do Santuário, em Nova Trento. Entre os objetivos do primeiro encontro dos Santuários Catarinenses estavam, conhecer os diversos santuários do estado, partilhar a missão evangelizadora de cada santuário e estabelecer ações comuns em preparação ao Encontro Regional, de 2018.

O encontro teve início, as 19h30, com as boas vindas da diretora do Santuário, Irmã Anna Tomelin e também do reitor do Santuário Santa Paulina, Pe. José Napoleão. Após a acolhida dos anfitriões a abertura do encontro foi realizada pelo o Arcebispo da Arquidiocese de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck.

Dom Wilson na acolhida ressaltou a importância do evento, “o encontro tem como objetivo direcionar a pastoral dos santuários e de fato fazer valer o status de cada um com sua missão.” afirmou o Arcebispo. Após a abertura cada reitor apresentou um vídeo institucional e compartilhou sobre os processos históricos, administrativos e de evangelização. A leitura da oração das horas completas encerrou o primeiro dia do evento.

A celebração da Missa, presidida por Dom Wilson, iniciou a programação da terça. Durante a homilia o Arcebispo propôs uma reflexão sobre o relato da ressurreição do filho da viúva de Naim. “Os santuários podem ser locais onde os peregrinos encontram o Cristo e redescobrem o sentido da vida novamente. Isto é a missão do santuário a serviço da vida que Cristo trouxe abundantemente”, afirmou Dom Wilson.

As atividades continuaram com uma reflexão sobre as ações propostas no Salão de Turismo Religioso ocorrido entre os dias 14 e 17 de setembro de 2016 no Santuário Nossa Senhora da Piedade, em Caeté/MG e também sobre os aspectos discutidos no 22º Encontro dos Santuários do Brasil, ocorrido entre os dias 06 e 10 de março deste ano no Santuário Nossa Senhora da Piedade.   Durante o período da tarde, os reitores receberam a visita do deputado estadual César Valduga, que junto com seus assessores apresentou o projeto de lei nº 124.1/2013 que visa instituir diretrizes para o turismo religioso em Santa Catarina.

O encerramento do evento aconteceu às 15h, após um bate papo sobre as ações conjuntos para o Encontro Interestadual de 2018. Para o reitor do Santuário Santa Paulina e também um dos organizadores, “o primeiro encontro foi além das expectativas, dos 18 representantes do nosso estado 11 estiveram presentes. O encontro apresentou como um dos desafios comum, a dificuldade de determinar aquilo que é paróquia e ressaltar aquilo que faz parte do Santuário. Tal dificuldade poderá ser melhorada com o desejo de criar comunhão entre os santuários. E análise dos trabalhos entre os Santuários”, destacou Pe. Napoleão.

O feedback positivo no momento do encerramento motivou a determinação da data para o segundo encontro, que acontecerá em setembro de 2018 no Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus na cidade de Içara.

Estiveram presentes no primeiro encontro os seguintes representantes dos santuários:

  • Frei Nelson José Hillesheim do Santuário Nossa Senhora Aparecida de Blumenau;
  • Marcos Antonio Zimmermann do Santuário Nossa Senhora dos Navegantes de Navegantes;
  • Antonio Vander da Silva do Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus de Içara;
  • Frei Paulo Cézar Magalhães Borges OFM e Frei João Maria dos Santos OFM do Santuário Nossa Senhora da Imaculada Conceição de Angelina;
  • Iseldo Scherer do Santuário Nossa Senhora de Azambuja de Brusque;
  • Celso Antunes Duarte do Santuário Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Lagoa, de Florianópolis;
  • Léo Hech SCJ do Santuário Sagrado Coração de Jesus de Joinville;
  • Mário Wojciechosky do Santuário Nossa Senhora da Graça de São Francisco do Sul;
  • Vilmar Cazaniga do Santuário Nossa Senhora de Fátima de Fraiburgo;
  • José Napoleão Lauriano dos Santos SCJ do Santuário Santa Paulina de Nova Trento;
  • Roberto Jerônimo Gottardo SJ do Santuário Nossa Senhora do Bom Socorro; Ir. Anna Tomelin CIIC, Diretora do Santuário de Santa Paulina Nova Trento;
  • Edna Bittencourt FMCJ, assessora da causa de postulação do Pe Aloisio Boeing Nereu Ramos
  • Dom Wilson Tadeu Jonck, scj, Arcebispo de Florianópolis.

 

Por Guilherme Henrique – Comunicação Santuário Santa Paulina

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA