Encontro dos GBF/CEBs da Forania de Itajaí

>
>
Encontro dos GBF/CEBs da Forania de Itajaí

unnamed (4)Resgatar a alegria de servir

Este tema norteou o encontro que reuniu mais de 300 animadores e membros atuantes de Grupos Bíblicos em Família (GBF) da Forania de Itajaí, no dia 19 de julho, na Paróquia São Vicente de Paulo.

Contou com a assessoria do pároco da Paróquia Santo Antônio, em São José, Padre Hélio da Cunha.

Diante da nova proposta de ação do Plano de Pastoral da Arquidiocese, é preciso renovar os caminhos e a alegria do servir de Jesus, conforme propõe os encontros do livreto para o Tempo Comum, “Eu vos envio!”

Padre Hélio iniciou a participação com o Salmo 122: “Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor”. Disse ele que sentiu a mesma alegria de Davi, quando recebeu o convite para assessorar o encontro, e completou o salmo: “Que alegria quando me convidaram para servir na Forania de Itajaí.” Lembrou que o Papa Francisco nos convida a ser uma Igreja em saída, que vai ao encontro das pessoas para lhes oferecer a vida de Jesus com a alegria de servi-lo.

unnamed (2)O assessor falou com propriedade: “o animador não pode ser uma pessoa desanimada, pois contribui para o fracasso do grupo”, e por desmotivação muitos grupos se estinguem. Desafia àqueles que se sentem desanimados ou veem a missão como uma obrigação desgastante, a reconhecerem sua fraqueza e limitações, pois ‘ninguém é insubstituível’. “O animador e a animadora são evangelizadores com espírito que se abrem sem medo à ação do Espírito Santo, que saem de si mesmo e enche a comunidade de vida anunciando com alegria as maravilhas de Deus” (Cf. EG 261).

Vale destacar o trabalho do Vigário Foraneo, Pe. Valmir Debarbi (Miro), que não mediu esforços para o evento acontecer. O encontro terminou com a Missa, presidia pelo Pe. Hélio da Cunha e concelebrada pelos párocos: Pe. Júlio César da Rosa, da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes; Pe. Josemar Silva, da Paróquia São Vicente de Paulo e Pe. Miro, Vigário Foraneo e pároco da Paróquia São João Batista.

Queremos também estender o nosso carinho à coordenadora arquidiocesana, Maria da Gloria da Silva, que com determinação orienta e anima as coordenações da Arquidiocese que tem na sua pessoa, o exemplo de amor à missão e ensina com gestos e atitudes a realizar o mandado de Jesus: “Ide e anunciai o Evangelho em todos os cantos”.

unnamed (1)

Por: Glória Maria Dal Castel

Paróquia São João Batista

 

Forania de Itajaí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA