Encontro celebra 20 anos de Santas Missões Populares na Bahia

>
>
Encontro celebra 20 anos de Santas Missões Populares na Bahia

Neste dia 7 de novembro, mais de 70 missionários participaram do Encontro Celebrativo dos 20 anos das Santas Missões Populares na Diocese da Barra na Bahia. O encontro aconteceu na Paróquia São Judas Tadeu, em Barreiros, São José.

Tudo começou com um chamado que foi motivado pelo Pe. Paulo De Coppi (PIME) que na arquidiocese animou e preparou um grupo de pessoas, entre elas, padres, seminaristas, diáconos, leigas e leigos, religiosos, para ir em missão ao sertão baiano. Pe. Paulo articulou com Pe. Jacob Archer, na Diocese da Barra, esta proposta, qual foi aceita também pela equipe paroquial e o bispo local, Dom Luís Cappio.

A primeira missão aconteceu no ano 2000, quando um grupo de missionários se colocou a caminho para a Diocese da Barra. A experiência foi tão marcante que, a partir desta primeira vivência, uma equipe de coordenação foi criada, coordenada pelo Sr. Domingos Pereira, para articular, animar, organizar e preparar missionários a serem enviados nesta missão.

É impulsionados pelo Espírito Santo protagonista da missão que hoje, com muita alegria, celebramos, porque muitos pés, mãos e corações se juntaram. São mais de mil missionários que nestes 20 anos puderam ter o coração aquecido, fortalecer a espiritualidade e mística tão marcante da vivência daqueles dias com o povo.

Este dia é um dia de alegria, de partilhas, falas, escutas. Muitos frutos surgem destas Santas Missões Populares. Em muitas paróquias da nossa arquidiocese os missionários começaram a organizar em suas comunidades a realização das SMP. Um grupo de missionários formado por leigas e leigos, diácono, tem realizado uma missão por um período mais longo, de três a seis meses, na Pró-Paróquia do Muquém do São Francisco, na Barra. Também a Comunidade Divino Oleiro abriu uma casa de missão na Pró-Paróquia do Muquém do São Francisco, onde ficou por nove anos.

Bendizemos Deus por chamar-nos a fazer parte deste projeto, e pedimos eu Ele continue a perpassar no coração de muitas pessoas este anseio de missão!

Por Zenir Gelsleichter
Secretaria de Animação Missionária da Arquidiocese de Florianópolis

Diocese da BarraSantas Missões PopularesSecretaria de Animação Missionária

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA