No dia da celebração da Paixão e Morte de Cristo, Sexta-feira Santa, os passos de Jesus tomam forma na representação de diversas apresentações na Arquidiocese de Florianópolis.

Na mensagem central , “Deus amou tanto a humanidade, que foi capaz de doar a própria vida para salvar a todos” (cf Jo 3,16).

A celebração da Sexta-feira Santa, 19 de abril, ocorre em todas as paróquias e santuários da Arquidiocese, mas as apresentações artísticas seguirão apenas em determinadas localidades.

Se a sua paróquia, comunidade ou movimento vai apresentar e não está nesta publicação, favor enviar as informações com cartaz para o e-mail: [email protected]

Confira a programação e participe!

BOMBINHAS

A Comunidade de Bombinhas se prepara para Encenação da Paixão de Cristo pelas ruas da cidade, na Sexta-feira Santa, 19 de abril.

A Comunidade de Bombinhas se prepara para Encenação da Paixão de Cristo pelas ruas da cidade, na Sexta-feira Santa, 19 de abril.

Pelo sétimo ano consecutivo, a Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, que engloba sete comunidades bombinenses, realiza a Encenação da Via Sacra e Paixão de Cristo no feriado de Sexta-feira Santa, dia 19 de abril.

Os personagens são  representados por fiéis da comunidade, que são acompanhados em procissão por moradores e turistas a partir das 18h. A saída do cortejo e encenação da primeira estação se dará na Igreja Matriz Nossa Senhora da Imaculada Conceição, localizada à rua Flamingo, 150, bairro de Bombas, segue pela rua Martim Pescador, entra na Av. Leopoldo Zarling e culmina com a crucificação na Capela de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, localizada ao lado do Cemitério Municipal, entre as praias de Bombas e Bombinhas.

A Ressurreição de Cristo acontece na Missa de Páscoa no domingo, 21 de abril, às 8h, na Igreja Matriz, ocasião onde também será realizado o envio das Bandeiras do Divino Espírito Santo, que a partir de então, seguem em visitação de casa em casa, pelos bairros até o dia de Pentecostes, em 9 de junho.

A comunidade bombinense convida a todos para prestigiarem este momento singular de fé e reflexão. Em caso de chuva, a encenação será realizada na Igreja Matriz.

O quê: Encenação da Paixão de Cristo

Quando: Sexta-feira Santa, dia 19 de abril, às 18 horas

Onde: Saída da Igreja Matriz Nossa Senhora da Imaculada Conceição, rua Flamingo, 150,  Bombas

Realização: Paróquia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição e Pastoral da Renovação Carismática Católica – RCC

Apoio: Prefeitura de Bombinhas, Empresas Vila do Farol, Mario Pera e família, Clínica Emanuelle Erichsen, e comunidade bombinense.

Informações: (48) 3369-1561

Por Márcia Cristina Ferreira
Coordenadora da Pastoral da Comunicação
Paróquia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição

GUABIRUBA

Gabiruba

“Paixão e Morte de um Homem Livre” é considerada uma das maiores e mais belas peças teatrais do gênero no sul do país, que narra momentos especiais da vida de Jesus Cristo e seus últimos momentos na terra através de sua vida, paixão, morte e ressurreição.

​O espetáculo é apresentado em um grande cenário distribuído em sete mil metros quadrados de palcos e passarelas, a céu aberto, e conta com uma grande estrutura de som e iluminação. Além disso, a peça apresenta um rico figurino em cada passagem encenada, resultado de muitas pesquisas, e que transporta e emociona o público para o início da era cristã.

​O espetáculo, no ano de 2019 estará realizando a sua 22ª edição e promete emocionar e encantar o público presente. O ator convidado deste ano é Luciano Zafir.

História:

​Realizada desde 1981 em Guabiruba, a peça é apresentada sempre na Semana Santa. Desde 1997 ela acontece no pátio da Capela São Cristóvão, no bairro Aymoré, sempre nos anos ímpares, e conta com a participação de cerca de 400 colaboradores entre atores e equipe técnica. O espetáculo, na Páscoa de 1981, quando sete grupos de jovens de Guabiruba, apresentaram o primeiro teatro em forma de musical no Salão Cristo Rei durante a Semana Santa.

Anos depois, o musical deu espaço a apresentações durante as celebrações pascais, na comunidade São Pedro. Depois, passou a ser encenado no palco do Salão São Pedro e na escadaria da Capela do bairro e, posteriormente, na carroceria de um caminhão, em forma de quadros da via sacra, ao longo da rua São Pedro. Ano a ano, as famílias de Guabiruba e região passaram a visitar o município na Semana Santa e a acompanhar o espetáculo da Paixão de Cristo feito com tanto amor pelos voluntários.

​Foi na Páscoa de 1997 que o “Espetáculo Paixão e Morte de Um Homem Livre” foi realizado pela primeira vez na comunidade do Aymoré, nos jardins e pátio da Igreja São Cristóvão. De lá para cá, as apresentações tornaram-se ainda maiores, com a união de 300 a 400 voluntários a cada edição, dentro e fora dos palcos e um público de mais de oito mil pessoas nos dois dias de evento.

Por Guilherme Colombi / Pascom de Guabiruba

PALHOÇA

FLORIANÓPOLIS

PORTO BELO

A Paróquia Senhor Bom Jesus dos Aflitos de Porto Belo, convida você e sua família para participar da Encenação da Paixão de Cristo, que acontece na sexta-feira santa dia 19/04 às 22h no Centro de Porto Belo, na Praça da Bandeira.

A Paróquia Senhor Bom Jesus dos Aflitos de Porto Belo, convida você e sua família para participar da Encenação da Paixão de Cristo, que acontece na sexta-feira santa dia 19/04 às 22h no Centro de Porto Belo, na Praça da Bandeira.

A encenação traz emoção para os paroquianos e visitantes da cidade de Porto Belo, preparada por jovens e adultos da Paróquia. Muito mais que um teatro, a encenação busca trazer uma reflexão, sobre uma das histórias mais emocionantes já contadas.

Você é nosso convidado, dia 19, às 22h no Centro de Porto Belo, na Praça da Bandeira. Participe

Por Matheus Gabriel Paulo

Seu endereço de email não será publicado. Os campos marcados com * são obrigatórios

*