Em julho, Escola Catequética de Multiplicadores completa um ano no modo online

>
>
Em julho, Escola Catequética de Multiplicadores completa um ano no modo online

Lançada pela Coordenação Arquidiocesana de Catequese para levar formação aos catequistas durante a pandemia, o modo online da Escola Catequética de Multiplicadores (ECAM) completa um ano em julho. Porém a Escola em si existe na Arquidiocese de Florianópolis há 23 anos e nasceu da necessidade de acompanhar e aprimorar a formação de catequistas no desempenho de sua vocação e missão.

A iniciativa surgiu a partir do Diretório Geral para a Catequese, apresentado ao mundo pelo Papa João Paulo II em 1997. “Percebemos que muitos catequistas solicitavam uma formação continuada e procuravam um maior aperfeiçoamento com o objetivo de uma transmissão mais coerente da fé. Para alcançar este objetivo, tivemos a ajuda de muitas paróquias que colocaram seus espaços à disposição para fazer acontecer a Escola Catequética. Já em 2019, a Escola catequética passou a estar presente em quase todas as foranias, para estar mais próxima de onde estão os catequistas”, explica a coordenadora arquidiocesana, Irmã Marlene Bertoldi.

Nesses anos todos, muitos conteúdos foram desenvolvidos em sistema de rodízio, de três em três anos, respeitando alguns critérios: 1) que a Palavra de Deus fosse a fonte inspiradora; 2) que o processo formativo tivesse a mística e a espiritualidade como força propulsora; 3) que a formação levasse em conta uma evangelização inculturada; 4) que os conteúdos e a metodologia tivessem como ponto de partida as experiências pessoais e comunitárias; 5) que pudessem atender uma catequese no estilo de um processo contínuo, progressivo da educação da fé; 6) que fosse dada uma atenção especial aos catequistas iniciantes.

A Etapa 53, publicada na primeira quinta-feira de julho, dia 1º, marcou o início do segundo ano do formato online da Escola Catequética. As etapas disponíveis em julho trazem formações com participações especiais do Arcebispo de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, e do coordenador da Coordenação de Pastoral, Pe. Alcides Albony Amaral.
“Agradecemos a Deus que esteve presente em todo caminhar desta Escola. A presença do Espírito Santo moveu-nos a moldá-la aos sinais dos tempos, acompanhando com criatividade a necessidade de nossos dias”, finaliza Irmã Marlene.

Os vídeos de todas as etapas do conteúdo online da ECAM estão disponíveis na página da Catequese no site da Arquidiocese: arquifln.org.br/catequese. Siga as redes sociais da Catequese para acompanhar: facebook.com/catequesearquifln e @catequesearquifln.

Escola Catequética de Multiplicadores (ECAM)Serviço de Animação Bíblico-Catequético

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA