Em Brusque, paróquia inicia a Semana de São Luís Gonzaga

>
>
Em Brusque, paróquia inicia a Semana de São Luís Gonzaga

Começou nesta segunda-feira, 14 de junho, a semana do padroeiro São Luís Gonzaga, na paróquia do centro de Brusque. Todos os dias, às 19h, haverá celebração de missa na igreja Matriz, sempre presidida por algum sacerdote que já trabalhou no local como pároco. Além disso, haverá a venda de cachorro-quente durante as tardes e noites no Salão Paroquial, bem como a comercialização de cucas, na sexta-feira e sábado.

“É um dia de festa e de alegria. Foi possível perceber a felicidade do povo que veio na missa. É o sentimento de família que se reúne para confraternizar e é com este espírito que viveremos esta Semana de São Luís Gonzaga. Vamos cultivar esta espiritualidade na certeza de que o padroeiro intercede por nós”, afirma o pároco, Pe. Diomar Romaniv, SCJ.

Segundo ele, o convite para que antigos párocos e vigários retornem ao município para a celebração de missas é algo que deverá se repetir nesta caminhada rumo aos 150 anos de fundação da Paróquia São Luís Gonzaga, comemorado em 2023. “Muitos padres passaram pela paróquia, Convento e pela Casa Dehon, assumindo o protagonismo na vida da comunidade. É bom que o povo reconheça e lembre deles com carinho e saudades”, destaca.

Nesta terça-feira, 15 de junho, a missa será presidida pelo padre Magnos José Baron Caneppele. Na quarta, está confirmada a presença do padre Jair Rodrigues, seguido por padre José Napoleão Laureano dos Santos, na quinta. Já na sexta-feira, a paróquia recebe o Bispo Emérito de Taubaté, Dom Carmo João Rhoden e, no sábado, padre Padre Ari João Erthal. No domingo, a celebração contará com a presença do Arcebispo de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck e, na segunda, 21 de junho, dia de São Luís Gonzaga, a missa será presidida pelo pároco, padre Diomar, e concelebrada por demais sacerdotes da paróquia.

Abertura

Pe. Silvino Hoerpes, atualmente pároco em Vidal Ramos, foi o sacerdote convidado para a missa de abertura da Semana de São Luís Gonzaga. Acompanhado pelo inseparável violão, sua voz grave ecoou pela igreja Matriz, recordando inúmeras vivências desde que chegou pela primeira vez em Brusque, no início da década de 1970.

“Que alegria relembrar tantas coisas que realizamos como comunidade. São Luís Gonzaga é um grande exemplo de vida para cada um de nós. Ele nos lembra de que precisamos cuidar de nossas crianças e jovens, preservando a pureza de seus corações como um valor que Deus quer. Hoje tenho a graça de reencontrar famílias que seguem firmes na fé, conforme aprenderam com seus pais e avós. Cristo é o caminho, a verdade e a vida. Só por Ele é que chegaremos ao pai”, disse o sacerdote convidado, durante a homilia.

Pe. Silvino explica que o padroeiro de uma paróquia deve servir como modelo de sua comunidade. E, para ele, ver a igreja quase lotada em uma segunda-feira, dentro dos 30% de capacidade que lhe é permitida por decreto, é sinal de perseverança na fé. “Amar como Jesus amou, pensar como Jesus pensou, viver como Jesus viveu. Assim, no final de cada dia, no final de cada mês, no final de cada ano, no final de nossa vida, vamos dormir felizes e começar uma nova vida em Cristo”, salienta.

“Creio em ti” e “Convite” foram as duas músicas entoadas por padre Silvino durante a celebração, ambas aplaudidas de pé pela comunidade.

Acompanhe as atividades da semana no Facebook da Paróquia: https://www.facebook.com/matrizsaoluisgonzaga.

Por Ideia Comunicação Corporativa

Paróquia São Luís Gonzaga - BrusqueSão Luís Gonzaga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA