É tempo de cuidar

>
>
É tempo de cuidar
Foto: CNBB Brasil

Escrito por: Fernando Anísio Batista

Diante da crise sanitária global a Igreja do Brasil convoca a sociedade brasileira para uma Ação Solidária Emergencial que promova gestos concretos de ajuda às famílias em situação de vulnerabilidade. A ação busca somar-se às iniciativas já em curso nas comunidades e paróquias ou promover ações de solidariedade neste momento tão difícil da vida humana, renovando a esperança e amorosidade às pessoas que sofrem as consequências sociais da pandemia.

Para uma ação de resposta aos impactos e consequências da pandemia do coronavírus, há três fatores abrangentes que devem ser levados em consideração. Primeiro, as pessoas devem ser vistas como seres humanos, não apenas como casos. Portanto, é fundamental a garantia da dignidade humana. Em segundo lugar, o envolvimento da comunidade é crucial, mas esse envolvimento deve ocorrer de maneira cuidadosa para não expor as pessoas que querem ajudar nem as pessoas que estão precisando de ajuda. E, em terceiro lugar, o enfoque na prevenção da propagação do coronavírus não deve fazer-nos esquecer as outras necessidades das pessoas afetadas, nem as necessidades médicas de longo prazo da população em geral.

Algo muito importante para decidir se é necessário realizar ou não uma Ação Solidária Emergencial diante da pandemia é identificar se há pessoas em situação de extrema vulnerabilidade social que precisam de ajuda emergencial para superar os impactos e consequências da pandemia do coronavírus que assola nosso país. Para isso, algumas indagações prévias são importantes:

1) Na paróquia ou comunidade há famílias que estão sofrendo os impactos e consequências da pandemia?

2) A paróquia ou comunidade tem capacidade de organizar a ação solidária emergencial?

3) Há pessoas disponíveis para organizar a ação solidária emergencial?

Outras informações podem ser obtidas no site da CNBB.

Artigo publicado na edição de maio de 2020 do Jornal da Arquidiocese, página 8.

artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA