Dom Wilson Tadeu Jönck preside missa na Semana de São Luís Gonzaga

>
>
Dom Wilson Tadeu Jönck preside missa na Semana de São Luís Gonzaga

celebração foi realizada no domingo, 20 de junho.

Como parte da programação da Semana de São Luís Gonzaga, na noite de domingo, 20 de junho, foi realizada na igreja Matriz a celebração com a presença do Arcebispo de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck. A missa foi concelebrada pelo Bispo emérito de Taubaté, Dom Carmo João Rhoden e pelo pároco, Padre Diomar Romaniv, e os vigários paroquiais Padre Carlos Marcos Nicolodelli e Padre Paulo Vanderlei Riffel.

Iniciada em 14 de junho, a Semana do padroeiro contou com missas diárias, sempre presididas por algum sacerdote que já trabalhou na paróquia.

Travessia

Durante a homilia, Dom Wilson ressaltou a presença de Jesus na vida dos cristãos, e assemelhou a jornada de cada um como uma viagem de barco: hora tranquila, hora conturbada, com ventanias e tempestades. Segundo ele, por mais que existam adversidades ao longo da travessia da vida, Deus sempre está com aqueles que têm fé e que se permitem viver conforme as mudanças que acontecem. “É importante atravessarmos esse mar, para chegar a outra margem. E muitas vezes nos recusamos a olhar nossa vida sob um outro ângulo, entretanto, é importante aprendemos a sair de onde estamos, a enfrentar as mudanças e nos adaptarmos às novas fases, às ‘novas margens’. Assim é a nossa vida, não podemos viver no passado, é preciso encarar e seguir em frente”, destacou.

Segundo ele, a vida cristã também exige que alguns hábitos ou ações sejam deixados de lado, para que seja possível viver em fé e seguir o exemplo do padroeiro São Luís Gonzaga. “Nosso padroeiro buscou uma vida melhor. Apesar de viver em uma época onde a conquista era maior do que a paz, ele buscou sempre ser coerente, com todas as suas forças. E a seu exemplo também queremos construir um mundo melhor, precisamos olhar para o Evangelho e transformar nossa fé em atos, ao orar e olhar pelo outro. São essas atitudes que tornam o mundo melhor, de acordo com o que sonhamos e com o que Deus também deseja”, enalteceu.

Por fim, Dom Wilson agradeceu a oportunidade de presidir a celebração e falou da alegria em estar em Brusque em uma data tão especial. “Celebrar São Luís Gonzaga é muito importante, pois é um momento de união da comunidade. Sempre foi uma grande festa, com destaque para a parte espiritual, que é a mais importante. E durante a missa houve um sentimento de fé, de compenetração de todos os presentes, uma forma de honrar São Luís Gonzaga. É tempo de refletirmos sobre isso, para construirmos uma vida melhor, uma Brusque melhor, uma família melhor. Que São Luís Gonzaga possa olhar por cada família e faça crescer o ideal de fé em cada cristão dessa cidade”, completou.

Saiba mais

Nesta segunda-feira, 21 de junho, dia de São Luís Gonzaga, a missa festiva será presidida pelo pároco, padre Diomar, e concelebrada por demais sacerdotes da paróquia. Haverá transmissão da celebração pelo canal oficial da Matriz São Luís Gonzaga no Youtube e Facebook.

Além da programação de missas também foi realizada ao longo da semana a venda de cachorro-quente durante as tardes e noites no Salão Paroquial, bem como a comercialização de cucas, na sexta-feira e sábado, dias 18 e 19 de junho.

São Luís Gonzaga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA