Dom Wilson preside missa em ação de graças pelos 100 anos da Legião de Maria

>
>
Dom Wilson preside missa em ação de graças pelos 100 anos da Legião de Maria

Na tarde deste dia 8 de setembro, membros da Legião de Maria do Comitium Immaculata (organização do movimento na Grande Florianópolis) estiveram reunidos na Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, no Saco dos Limões, para rezar e celebrar os 100 anos de fundação da organização. O momento teve a participação do Arcebispo de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, que também presidiu a missa de ação de graças, concelebrada pelo Pe. Pedro Martendal, diretor espiritual do Comitium Immaculata.

Em sua homilia, Dom Wilson destacou dois pontos: fazer memória das maravilhas que o Senhor realiza em sua presença viva em meio à Legião de Maria, como fez Nossa Senhora no Magnificat; e sobre a presença de Maria em cada atividade do movimento. “Nossa Senhora quer caminhar conosco, subir conosco, visitar conosco, porque ali há um membro do corpo do seu filho sendo amado e valorizado”, afirma.

Segundo o arcebispo, a Legião de Maria sempre foi elogiada em todas as dioceses e estados em que ele passou. Essa boa fama se repete nos locais de Florianópolis em que Dom Wilson visita. “Que neste dia, em que celebramos a natividade de Nossa Senhora, possamos nos colocar à disposição de Deus como Nossa Senhora fez”, finalizou.

>>>> Artigo: Um centenário de fidelidade legionária

Legionária mais antiga de Florianópolis em atividade, Dona Gertrudes esteve presente e partilhou com os presentes a importância da Legião de Maria em sua vida. “No início pensamos que é algo passageiro, mas vamos ficando, amando, evangelizando e, no fim, somos agradecidos por toda formação que a Legião de Maria nos deu. Devemos em tudo dar graças porque Deus nos deu essa oportunidade”, testemunhou. A legionária começou a participar do movimento apenas alguns meses depois da primeira reunião na região e continua firme e fiel até hoje.

A finalidade da Legião de Maria e, portanto, de seus associados, é a glória de Deus, por meio da santificação de seus membros, pela oração e cooperação ativa, sob a direção da autoridade eclesiástica, na obra de Maria e da Igreja. Para tanto, os legionários de Maria reúnem-se semanalmente em pequenos núcleos, chamados “praesidium” (proteção), para suas orações legionárias próprias, incluindo os mistérios do rosário, leitura espiritual e estudo do seu Manual Oficial, e relatório de trabalhos apostólicos realizados no transcurso da semana.

Legião de Maria na Arquidiocese de Florianópolis

Em Florianópolis, os primeiros registros da Legião de Maria deram-se em 1958. Na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, no Estreito, em Florianópolis, em 29 de junho de 1958, as legionárias de São Paulo, Lia Cintra Rolim e Julieta Scarago, realizaram a primeira reunião do “Praesidium N. Sra. de Fátima”, com a presença do Pe. Ernesto Preti e de 12 leigos da paróquia. Na mesma data, as mesmas legionárias paulistas, com a acolhida de D. Felício da Cunha Vasconcelos, bispo auxiliar da Arquidiocese, e o apoio do Mons. Frederico Hobold, da Catedral Metropolitana, fundaram o “Praesidium N. Sra. do Desterro” (Centro, Florianópolis).

Celebração dos 100 anos da Legião de Maria em Itajaí.

Logo então, a Legião de Maria implantou-se em outras paróquias da Arquidiocese de Florianópolis, como (primeiros núcleos): Biguaçu: 7 de julho de 1958, com o “Praesidium N. Sra. Auxiliadora” (Paróquia de São João Evangelista); Saco dos Limões (Florianópolis): 2 de maio de 1959, com a presença do Pe. Fr. Osório Stoffel,ofm, e das legionárias da Catedral Metropolitana, Vanda Miroski e Zaida Pereira, e outros quatro leigos da comunidade, iniciou-se o “Praesidium Auxílio dos Cristãos” (Paróquia de N. Sra. da Boa Viagem); São João Batista: com o incentivo do Mons. José Locks, criou-se o “Praesidium N. Sra. do Monte Serrat” (Paróquia de São João Batista), em 1962; Capoeiras (Florianópolis): o “Praesidium N. Sra. do Perpétuo Socorro” (Paróquia de São João Batista e Santa Luzia) foi fundado por Nely Texeira e Rosa Lima Borges, em agosto de 1978. Estes foram os primeiros “Praesidia” (núcleos legionários) fundados nas 5 “Curiae” (conselhos administrativos) presentes na Grande Florianópolis, afiliados ao “Comitium Immaculata”, conselho administrativo superior.

As Praesidia (plural de Praesidium) de Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes e Joinville formam o Comitium Stella Maris, que celebraram o centenário numa missa na Paróquia do Santíssimo Sacramento, em Itajaí, presidida pelo Pe. José Artulino Besen, no dia 7 de setembro. Clique aqui para assistir à celebração.

Hierarquia

A Legião de Maria mantém uma organização hierárquica que garante a unidade do movimento em todo o mundo. Nesse cuidado de se fazer entender por todos estão os nomes em latim dos conselhos e de outros termos do movimento. Os conselhos são responsáveis por supervisionar as atividades dos legionários para que cumpram o manual da Legião e tenham os mesmos direcionamento e objetivo, não importa o país.

Entenda a organização da Legião de Maria (em ordem crescente)

Praesidium (“Proteção”) – O núcleo de membros ativos da Legião de Maria chama-se Praesidium. Esta palavra latina indicava um destacamento da Legião Romana incumbido de determinada tarefa: um setor da linha de batalha, uma praça forte, uma guarnição. Cada Praesidium adota como nome um título de Nossa Senhora, por exemplo: “Nossa Senhora da Misericórdia”, ou o de um dos seus privilégios, como “Imaculada Conceição”, ou, finalmente, o de algum acontecimento da sua vida, por exemplo, “A Visitação”.
Nenhum Praesidium deve ser fundado sem prévia licença de sua Curia ou, à falta desta, do Conselho Superior imediato, ou ainda, em último recurso, do Concilium. O novo Praesidium dependerá diretamente do conselho que autorizou a sua fundação. Nenhum Praesidium deve ser fundado em qualquer paróquia sem o consentimento do pároco.

Curia (“Corte”) – Logo que numa cidade ou região se fundem dois ou mais Praesidia deve formar-se também um conselho diretivo chamado Curia. Esta será constituída por todos os oficiais (incluindo os diretores espirituais) dos Praesidia (plural de Praesidium) da respectiva área. A Curia deve providenciar para que cada Praesidium seja visitado periodicamente duas vezes por ano, se possível, a fim de o estimular e de se assegurar de que tudo caminha ordenadamente

Comitium (“Assembleia”) – Onde for necessário conferir a uma Curia, além das funções próprias, certos poderes de administração sobre uma ou várias Curiae, tal Curia superior tomará a denominação particular de Comitium. O Comitium não é um novo conselho. Continua a agir como Curia em relação à sua própria área e a governar diretamente os seus próprios Praesidia. Além disso, administra uma ou mais Curiae. O Comitium, em geral, não deverá ultrapassar os limites de uma diocese.

Regia (“Grande Conselho Regional”) – O Conselho escolhido pelo Concilium para exercer autoridade sobre a Legião de Maria numa região, logo abaixo do Senatus, é chamado Regia. O Concilium decidirá se a Regia deve estar diretamente filiada ao Concilium ou ao Senatus. No Brasil, atualmente, há 15 Regiæ.

Senatus (“Senado”) – O Conselho designado pelo Concilium para exercer autoridade sobre a Legião numa nação será chamado Senatus. Deve estar filiado diretamente ao Concilium. Nos países em que, por causa da extensão ou de outros motivos, um único Senatus não puder desempenhar totalmente as suas funções, serão criados dois ou mais Senatus, e cada um dos quais dependerá diretamente do Concilium e exercerá autoridade sobre a Legião na área que lhe for confiada. No Brasil, atualmente, há 10 Senatus.

Concilium (“Conselho”) – Há um Conselho Central chamado “Concilium Legionis Mariae”, revestido da suprema autoridade administrativa da Legião. Só a este Conselho pertence o direito de criar novos regulamentos, alterar ou interpretar os estabelecidos; fundar ou suprimir quaisquer Praesidia e conselhos subordinados, no mundo inteiro; determinar o modo de agir em todas as situações; decidir todas as disputas e apelações, todas as questões de filiação legionária, tudo o que se refere à oportunidade de empreendimentos ou maneiras de realizá-los e de acordo com os Estatutos e regras da Legião, o direito de reformar o Manual. O “Concilium Legionis Mariae” se reúne mensalmente em Dublin, na Irlanda.

Com informações de Diocese de Joinville.
Fotos: Fabíola Goulart/ArquiFloripa

Legião de Maria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA