Dom Wilson Tadeu Jönck, Arcebispo de Florianópolis, em nome dos Bispos de Santa Catarina, discursa ao Revmo. Dom Cardeal Marcelo Semeraro, Prefeito do Dicastério e demais membros que o compõem.

Dom Wilson Tadeu Jönck, Arcebispo de Florianópolis, em nome dos Bispos da CNBB Sul 4, discursou ao Revmo. Cardeal Marcelo Semeraro, Prefeito do Dicastério e demais membros que o compõem, enfatizando que o incentivo de São João Paulo II, deu mais abertura para novos pedidos de beatificação e canonização. Citou que no estado de Santa Catarina já teve alguns reconhecimentos como Santa Paulina, Beata Albertina Berkenbrock e ainda outros que estão em processo de reconhecimento: Frei Bruno de Liden, Diocese de Joaçaba; Padre Aloísio Boing, Diocese de Joinville; Marcelo Câmara e Padre Leo Tarcísio Pereira, Arquidiocese de Florianópolis.

Sobre o Dicastério

A Constituição Apostólica Praedicate Evangelium, nos números 98 a 102, aborda o Dicastério das Causas dos Santos que trata tudo o que diz respeito às causas de beatificação e canonização. Cabe ao Dicastério dar as normas especiais, assistir e indicar as instruções da causa aos Bispos Diocesanos/eparquias; examinar os documentos e expressar um juízo sobre as causas para encaminhar ao Romano Pontífice; administrar o fundo dos bens das causas; verificar e declarar, conforme o procedimento canônico, a autenticidade das relíquias sagradas e garantir a preservação e, julgar se o Título de Doutor da Igreja deva ser concedido a um santo, após a análise do Dicastério para a Doutrina da Fé.

Visita Ad Limina no Vaticano

Os bispos e representantes da Conferência Nacional do Bispos do Brasil CNBB Sul 4, que corresponde ao Estado de Santa Catarina, estão em Roma, de 22 de outubro a 2 de novembro, para a visita Ad Limina Apostolorum. A visita é uma obrigação dos bispos diocesanos, de a cada cinco anos se encontrarem com o Papa, visitando os túmulos dos apóstolos São Pedro e São Paulo, em Roma.

Nesta visita, os bispos apresentam um relatório sobre o estado pastoral das dioceses da CNBB Sul 4 e ouvem a apreciação e os conselhos do Papa sobre elas. Durante a visita os bispos discursam nos dicastérios para: a Evangelização; a Doutrina da Fé; o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos; a Comunicação; os Bispos; os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica; a Causa dos Santos; a Promoção Desenvolvimento Humano Integral; a Cultura e Educação; o Clero; os Leigos, a Família e a Vida.

Acompanhe no vídeo a síntese da conversa no Dicastério para as Causas dos Santos, com Dom Wilson Tadeu Jönck.

Com informações de CNBB Sul 4

Seu endereço de email não será publicado. Os campos marcados com * são obrigatórios

*