Dom Wilson discursa no Dicastério para as Causas dos Santos, no Vaticano

>
>
Dom Wilson discursa no Dicastério para as Causas dos Santos, no Vaticano

Dom Wilson Tadeu Jönck, Arcebispo de Florianópolis, em nome dos Bispos de Santa Catarina, discursa ao Revmo. Dom Cardeal Marcelo Semeraro, Prefeito do Dicastério e demais membros que o compõem.

Dom Wilson Tadeu Jönck, Arcebispo de Florianópolis, em nome dos Bispos da CNBB Sul 4, discursou ao Revmo. Cardeal Marcelo Semeraro, Prefeito do Dicastério e demais membros que o compõem, enfatizando que o incentivo de São João Paulo II, deu mais abertura para novos pedidos de beatificação e canonização. Citou que no estado de Santa Catarina já teve alguns reconhecimentos como Santa Paulina, Beata Albertina Berkenbrock e ainda outros que estão em processo de reconhecimento: Frei Bruno de Liden, Diocese de Joaçaba; Padre Aloísio Boing, Diocese de Joinville; Marcelo Câmara e Padre Leo Tarcísio Pereira, Arquidiocese de Florianópolis.

Sobre o Dicastério

A Constituição Apostólica Praedicate Evangelium, nos números 98 a 102, aborda o Dicastério das Causas dos Santos que trata tudo o que diz respeito às causas de beatificação e canonização. Cabe ao Dicastério dar as normas especiais, assistir e indicar as instruções da causa aos Bispos Diocesanos/eparquias; examinar os documentos e expressar um juízo sobre as causas para encaminhar ao Romano Pontífice; administrar o fundo dos bens das causas; verificar e declarar, conforme o procedimento canônico, a autenticidade das relíquias sagradas e garantir a preservação e, julgar se o Título de Doutor da Igreja deva ser concedido a um santo, após a análise do Dicastério para a Doutrina da Fé.

Visita Ad Limina no Vaticano

Os bispos e representantes da Conferência Nacional do Bispos do Brasil CNBB Sul 4, que corresponde ao Estado de Santa Catarina, estão em Roma, de 22 de outubro a 2 de novembro, para a visita Ad Limina Apostolorum. A visita é uma obrigação dos bispos diocesanos, de a cada cinco anos se encontrarem com o Papa, visitando os túmulos dos apóstolos São Pedro e São Paulo, em Roma.

Nesta visita, os bispos apresentam um relatório sobre o estado pastoral das dioceses da CNBB Sul 4 e ouvem a apreciação e os conselhos do Papa sobre elas. Durante a visita os bispos discursam nos dicastérios para: a Evangelização; a Doutrina da Fé; o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos; a Comunicação; os Bispos; os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica; a Causa dos Santos; a Promoção Desenvolvimento Humano Integral; a Cultura e Educação; o Clero; os Leigos, a Família e a Vida.

Acompanhe no vídeo a síntese da conversa no Dicastério para as Causas dos Santos, com Dom Wilson Tadeu Jönck.

Com informações de CNBB Sul 4

Visita Ad Limina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA