Dom Vito Schlickmann é lembrado em missa do 8º dia da Assembleia Geral da CNBB

>
>
Dom Vito Schlickmann é lembrado em missa do 8º dia da Assembleia Geral da CNBB

A Celebração Eucarística da quarta-feira, 26 de abril, durante a 60ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), fez memória dos bispos falecidos desde a última assembleia. O presidente da missa foi o bispo de Catanduva (SP), Dom Valdir Mamede.

O Regional Sul 4 da CNBB (Santa Catarina) foi lembrado por dois bispos eméritos falecidos recentemente. Da Arquidiocese de Florianópolis, Dom Vito Schlickmann e da Diocese de Rio do Sul, Dom José Jovêncio Balestieri, SDB.

Com a missa aos bispos falecidos, a CNBB quer tornar presentes a vida de homens que se dedicaram no trabalho pastoral de evangelização, doando sua vida em favor da missão. É uma forma de expressar o sentimento de carinho, solidariedade e respeito a todos.

Dom Wilson Tadeu Jönck e Dom Onécimo Alberton durante a celebração.

Dom Mamede convidou a todos a rezar pelas almas dos bispos falecidos e entregar nas mãos de Deus, no qual depositaram a confiança: “Para eles pedimos a graça do descanso eterno, e para nós que ficamos, a confirmação da certeza de que no céu nos reencontraremos”. E finaliza, “são mestres que nos ensinam que é preciso avançarmos. Ainda que as lutas sejam rigorosas, vale a pena irmos até o fim”.

No dia do falecimento dos bispos eméritos do Regional Sul 4, o Arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira Azevedo, escreve: “Dom Vito dedicou-se com esmero às diversas funções a ele confiadas na ação pastoral e evangelizadora da Arquidiocese de Florianópolis, e cultivou, além das flores, otimismo e amizades com os padres com quem trabalhou”. E sobre dom José: “Dom José Jovêncio era um pastor reconhecido por seu cuidado em traduzir de forma mais didática e popular os documentos da Igreja. Foi diácono, padre, professor, diretor, ecônomo, mestre de noviços, inspetor salesiano e Bispo. Era reconhecido também como um grande exemplo de humildade, simplicidade, missionariedade e amor”.

A eles, o Regional Sul 4 agradece pelo trabalho missionário e evangélico que desempenharam, ainda vivos, em Santa Catarina.

Por Jaison Alves da Silva/CNBB Sul 4
Foto: Jaison Alves da Silva

Assembleia Geral da CNBBDom Vito Schlickmann

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA