Dom Rafael Biernaski é nomeado Bispo de Blumenau

>
>
Dom Rafael Biernaski é nomeado Bispo de Blumenau
Dom Rafael, novo Bispo de Blumenau.
Dom Rafael, novo Bispo de Blumenau.

Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, 24 de junho, o curitibano Dom Rafael Biernaski, como Bispo da Diocese de Blumenau. Atualmente, ele é o Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Curitiba, no Paraná.

Filho de Ignácio e Bernardina Biernaski, Dom Rafael nasceu no dia 1º de novembro de 1955, no bairro Campo Comprido, em Curitiba.

Formação

Em 1968 ingressou no Seminário Arquidiocesano São José, onde completou o Ensino Fundamental e o Médio. No ano de 1975 entrou para o Seminário Maior Rainha dos Apóstolos. Cursou filosofia na Universidade Católica do Paraná, hoje Pontifícia. Fez bacharelado em teologia no Studium Theologicum de Curitiba, dos Padres Claretianos, de 1978 a 1981.

A ordenação diaconal aconteceu em 21 de dezembro de 1980 e a presbiteral em 13 de dezembro de 1981.

Cursou mestrado em Teologia Dogmática, pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, Itália, em 1990. Concluiu o doutorado em Teologia Dogmática, em 2007.

Atividades

Vice coordenador arquidiocesano de Liturgia, responsável pela espiritualidade do Seminário Menor São José e professor, colaborador do Santuário Santa Teresinha do Menino Jesus. Ao ser nomeado bispo era Capo Ufficio (Chefe de seção), da Congregação para os Bispos no Vaticano, em 2010.

Em 1999 recebeu o título de Monsenhor.

Com o falecimento do Arcebispo Dom Moacyr José Vitti, no dia 26 de junho de 2014, Dom Rafael Biernaski foi eleito pelo Colégio de Consultores Administrador Arquidiocesano, no dia 1º de julho do mesmo ano.

Nomeação e posse

A nomeação episcopal de Dom Rafael Biernaski deu-se em 10 de fevereiro de 2010. A ordenação e posse como Bispo Titular de Ruspe e Auxiliar da Arquidiocese de Curitiba ocorreu em 15 de abril do mesmo ano.

Tem como lema episcopal: Evangelizare misit me – “Enviou-me para evangelizar”.

Diocese de Blumenau

O novo Bispo de Blumenau vai assumir uma Diocese que completa 15 anos de fundação neste mês de junho, sendo criada pelo então Papa João Paulo II. Pertence à província Eclesiástica de Florianópolis e ao Regional Sul IV da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).  Conta com 40 paróquias, incluindo dois santuários, divididas em cinco Comarcas. É formada por 13 municípios e tem como patrono São Paulo Apóstolo.

Atualmente, é Administrador Apostólico, Dom João Francisco Salm, também presidente do Regional Sul IV.

Santa Catarina se alegra com a Diocese de Blumenau e dá às boas-vindas ao novo Bispo, Dom Rafael Biernaski.

Ainda não há data para a posse de Dom Rafael em Blumenau.

Papa Francisco nomeou também nesta quarta-feira, Dom João Santos Cardoso como Bispo da Diocese de Bom Jesus da Lapa (BA), transferindo-o da sede episcopal de São Raimundo Nonato (PI).

Diocese de Blumenaunomeações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA