Dom João Francisco Salm é nomeado bispo de Novo Hamburgo (RS)

>
>
Dom João Francisco Salm é nomeado bispo de Novo Hamburgo (RS)

O Papa Francisco nomeou, na manhã desta quarta-feira, dia 19 de janeiro de 2022, Dom João Francisco Salm como novo bispo da Diocese de Novo Hamburgo (RS). O prelado é natural da Arquidiocese de Florianópolis, nascido em São Pedro de Alcântara, e desde novembro de 2012 exerce seu ministério episcopal como bispo da Diocese de Tubarão, no sul catarinense.

Dom João foi nomeado ao governo pastoral da diocese após o pedido de renúncia apresentado por Dom Zeno Hastenteufel ao governo pastoral da diocese, por motivo de idade, conforme o cânon 401 do Código de Direito Canônico, ao completar 75 anos de vida, em junho passado.

Desde sua nomeação para Bispo de Novo Hamburgo até a posse canônica naquela diocese, Dom João continuará governando a diocese de Tubarão na condição de Administrador Diocesano. A tomada de posse na nova diocese será no dia 27 de março, quando então Tubarão receberá um Administrador Apostólico ou elegerá um novo Administrador Diocesano, que assumirá a diocese até a nomeação e posse de seu 7º Bispo.

A Diocese de Novo Hamburgo foi criada no dia 2 de fevereiro de 1980 pela bula Cum sacer praesul ecclesia, do Papa São João Paulo II, desmembrada da Arquidiocese de Porto Alegre. A diocese abrange 23 municípios, entre eles Novo Hamburgo, Gramado, Canela e São Leopoldo. Seu atendimento pastoral é organizado por 49 paróquias, dois santuários e três seminários.

Biografia

Dom João Francisco Salm nasceu no dia 11 de outubro de 1952, em São Pedro de Alcântara, então município de São José. Filho de Francisco Salm (+) e de Maria Ida Schmitt Salm (+), tem um irmão e três irmãs. Fez os estudos primários em sua terra natal, completando-os no Pré-Seminário de Antônio Carlos, SC, onde ingressou com a idade de 12 anos, em fevereiro de 1965.

De 1967 a 1972 fez os estudos ginasiais e do segundo grau no Seminário Menor Metropolitano Nossa Senhora de Lourdes, em Azambuja, Brusque. De 1973 a 1975, frequentou a primeira turma do curso superior de Estudos Sociais, em cuja grade curricular constavam todas as disciplinas da Filosofia, na recém-criada Fundação Educacional de Brusque, FEBE, hoje UNIFEBE. De 1976 a 1979, fez o curso de Teologia no Instituto Teológico de Santa Catarina, ITESC, em Florianópolis.

Foi ordenado diácono em 13 de maio de 1979, em Camboriú, e presbítero em 30 de junho de 1979, no Santuário de Azambuja, Brusque, pelas mãos de Dom Afonso Niehues, então arcebispo de Florianópolis.

De janeiro de 1980 ao final de 1983, exerceu o ministério de professor e orientador dos alunos do Seminário Menor Metropolitano, de Azambuja. Em janeiro de 1984, foi nomeado reitor do Santuário Episcopal Nossa Senhora de Azambuja e reitor do Seminário Menor Metropolitano Nossa Senhora de Lourdes, em Azambuja, Brusque. Em março do mesmo ano foi nomeado administrador paroquial da Paróquia de Santa Catarina, em Dom Joaquim, Brusque. Exerceu esses cargos em Azambuja e em Dom Joaquim até o final de 1991.

De janeiro de 1992 ao final de 2008 exerceu o ministério de reitor do Seminário de Teologia e coordenador arquidiocesano da Pastoral Vocacional da Arquidiocese de Florianópolis. De junho de 1992 até 1996, foi juiz do Tribunal Eclesiástico Regional de Florianópolis. Durante o ano de 2006 e no segundo semestre de 2008, foi coordenador arquidiocesano de pastoral da Arquidiocese de Florianópolis. De janeiro de 2009 ao final de 2011, foi pároco da Paróquia de Santa Teresinha, em Brusque. De março a novembro de 2011, foi administrador arquidiocesano da Arquidiocese de Florianópolis. De novembro de 2011 até sua nomeação como bispo titular da Diocese de Tubarão, foi ecônomo arquidiocesano e coordenador da Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Florianópolis.

Foi nomeado pelo Papa Bento XVI bispo titular da Diocese de Tubarão no dia 26 de setembro de 2012 e recebeu a ordenação episcopal em 24 de novembro do mesmo ano, na catedral diocesana Nossa Senhora da Piedade, em Tubarão.

Atualmente é presidente da Comissão Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, período a concluir-se em 2023.

Diocese de TubarãoDom João Francisco SalmNomeação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA