Divina Festa da IDES prossegue até o próximo domingo

>
>
Divina Festa da IDES prossegue até o próximo domingo

A Irmandade do Divino Espírito Santo (IDES) realizará de 6 a 9 de junho, mais uma edição da Festa do Divino, que teve sua origem em Portugal e foi estabelecida pela Rainha Izabel, casada com o Rei D. Diniz, por volta do século XIV.

O culto em louvor ao Divino Espírito Santo, celebrado principalmente na Ilha de Santa Catarina e nos municípios litorâneos, é uma tradição secular trazida pelos açorianos que chegaram na então Vila do Desterro, em 06.01.1748. 

Divina Festa IDES – Foto mais antiga, de 1900



Nesta Irmandade, é conhecida carinhosamente como Divina Festa – A Festa da Família onde aos poucos, a festa foi assumindo o estilo de encontro aconchegante de famílias da comunidade e que remonta a 1776, dois anos após a fundação da IDES.

Através das chamadas “barraquinhas”, ela tem sido um pilar de sustentação financeira para o desenvolvimento dos programas voltados a cerca de 800 crianças e adolescentes da Grande Florianópolis.


Outro objetivo prioritário da IDES é divulgar e incentivar a devoção ao Divino Espírito Santo, mantendo viva essa tradição de fé, hoje presente em quatorze comunidades de Florianópolis, cuja comemoração tem início com o Ciclo do Divino, antes de Pentecostes, e perdura até setembro de cada ano.

O público se diverte muito brincando no bingo e na pescaria. Além disto, são muitas as opções e inúmeros shows musicais, culturais e comidas típicas. Na sua edição de 2019, a Festa do Divino da IDES contará novamente com a Web Rádio da Divina Festa. 

Segundo o Provedor da Irmandade, Paulo Teixeira do Valle Pereira, “a festa do Divino é um momento muito importante para todos nós da IDES e também um momento especial para a comunidade que ano após ano se encontra e se diverte em um ambiente acolhedor, cheio de fé e devoção. Ao mesmo tempo em que propagamos o Culto ao Divino, arrecadamos fundos para manter nossos programas e é isso que faz com que muitas pessoas participem com tanto carinho”.

Desde fevereiro de 2018, a Divina Festa da IDES foi considerada, pela Fundação Catarinense de Cultura, Patrimônio Cultural Imaterial deste Estado.

Em maio do mesmo ano, o município também reconheceu a Festa do Divino Patrimônio Cultural de Florianópolis.


SERVIÇO

Local: Rua Emílio Blum, 124 – Ao lado da Praça dos Bombeiros
Data: de 6 a 9 de junho
Programação: http://www.ides-sc.org.br/divinafesta
Facebook: https://www.facebook.com/idesfloripa
Evento: https://www.facebook.com/events/2196080427151801/

Por IDES

Divina FestaFesta do DivinoFlorianópolisIDES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA