Devotos participam da 25ª Festa Litúrgica de Santa Paulina

>
>
Devotos participam da 25ª Festa Litúrgica de Santa Paulina
7a662998-342f-4aaa-b818-1e9e3d5e0542
O Arcebispo Dom Wilson presidiu a Missa festiva da manhã do dia 10 de julho.

Momentos de fé e devoção marcaram a 25ª Festa Litúrgica de Santa Paulina celebrada no domingo, 10 de julho, no Santuário dedicado em homenagem à primeira santa do Brasil, em Nova Trento.

Era por volta das 05h30 quando a alvorada festiva e os fogos de artifício anunciaram o início da Festa Litúrgica no Santuário. Os ônibus com peregrinos e devotos vindos especialmente da região sul e de todo o Brasil, chegaram cedo e na primeira Missa do dia, celebrada às 06h e transmitida pela TV Aparecida, centenas de fiéis já louvavam e glorificavam a Deus pela vida e missão de Santa Paulina.

Um dos momentos mais marcantes do dia foi a procissão com a imagem de Santa Paulina, com início na Capela Nossa Senhora de Lourdes em direção ao Santuário. No percurso animado por Ir. Euzilene Torres, Ir. Andréia Godinho e Pe. Nelson Tachini, os devotos de Santa Paulina expressavam alegria cantando, rezando e agitando seus balões azuis e brancos. Homens e mulheres, piedosamente revezaram no carregamento do andor com a imagem da Santa que seguia à frente da procissão, anunciando o clima de festa.

4e6665fb-a219-4318-971f-cb554ef675d5Simultâneo à procissão, Ir. Neusa Santos apresentou o programa ‘Voz do Santuário’ transmitido pela Rede Século 21. Com a presença da convidada Ir. Terezinha da Silva, Conselheira Geral da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, Ir. Neusa relembrou a história de Santa Paulina e o início da congregação. O programa também manteve os telespectadores em sintonia com a procissão, exibindo trechos do percurso e entrevistas com religiosas, padres e devotos que participavam do evento.

Na Missa solene das 09h45, transmitida pela mesma emissora e presidida pelo Arcebispo da Arquidiocese de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, scj, estima-se que pelo menos quatro mil pessoas tenham participado. Animada pelo grupo Escola de Música e Arte de Orleans, a celebração manteve o clima de festa com cânticos de Santa Paulina e os fiéis abanando os balões azuis e brancos. Em sua homilia inspirada no Evangelho do dia (Lc 10,25-37), Dom Wilson destacou o ato do bom samaritano descrito no texto de Lucas com as ações misericordiosas de Santa Paulina. “Ela foi uma mulher rejeitada, incompreendida, mas nada disso fez com que ela desistisse de servir. Quando estamos tomados pelo ideal de servir ao próximo nada nos tira da missão”.

Após a Celebração Eucarística das 09h45, os festejos continuaram em frente ao Restaurante do Santuário com a apresentação da banda Família Dias de Blumenau. b2f8b2cf-5ff7-42b0-85e2-def96dac764b

O clima orante também foi mantido ao longo da tarde com a oração do terço às 13h, na Capela Nossa Senhora de Lourdes. Foram celebradas Missas pela manhã e tarde.

O cearense Jussier Bello viaja há três anos consecutivos para a cidade de Nova Trento, especialmente para participar da Festa Litúrgica de Santa Paulina. Para ele, a motivação vem da história de vida inspiradora da primeira santa do Brasil. “Eu começo a me preparar dias antes, chego à cidade para participar da novena e aproveito toda a programação. Quando volto para a minha terra levo daqui tudo o que aprendi e falo de Santa Paulina para muitas pessoas!”.38b3f16e-0666-4074-95ba-367f764cdb6c

 Para Ir. Anna Tomelin, finalizar a festa sentindo a resposta positiva dos peregrinos e devotos é ter a sensação de missão cumprida. “Os peregrinos e peregrinas vindos de muitos recantos do Brasil, retornam às suas famílias fortalecidos e esperançosos na intercessão de Santa Paulina. Deus opera maravilhas nas pessoas. Também foi uma grande alegria a presença significativa das comunidades da Paróquia São Virgílio, no dia 09 de julho. Que Santa Paulina cuide de nós em todas as situações de nossas vidas”, finalizou Ir. Anna.

www.santuariosantapaulina.org.br 

 

Por: Andrieli Minatti

Assistente de Comunicação e Marketing

Santuário Santa Paulina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA