Culto Ecumênico reflete tema da Campanha da Fraternidade 2016

>
>
Culto Ecumênico reflete tema da Campanha da Fraternidade 2016

culto ecumenico cfe (5)O templo ecumênico de Jurerê Internacional, em Florianópolis, acolheu o Culto Ecumênico em referência à Campanha da Fraternidade 2016, no dia 16 de fevereiro. O momento celebrativo e de oração reuniu representantes de Igrejas Cristãs que juntos discutiam uma causa em unidade: o tema da CFE “Casa Comum, nossa responsabilidade”.

Confira a galeria de imagens

Como proposta para 2016, a Campanha da Fraternidade – que este ano é ecumênica – traz o debate em torno dos cuidados ambientais com o planeta, de modo particular, a qualidade de vida nas cidades e o cuidado dessa “casa comum”. “É necessário que nós tomemos uma atitude diferenciada do que fizemos até agora, tanto a população, como as autoridades. Devemos criar uma mentalidade sobre o manejo correto do lixo, sobre a importância da água potável, em toda parte, e que também tenham esgotos na área urbana”, pontua Dom Wilson Tadeu Jönck.

culto ecumenico cfe (22)
Pastor Renatus Porath

O Pastor luterano, Renatus Porath, refletiu sobre a passagem do livro de Amós, onde se encontra o lema da campanha: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não secou” (Am 5,24).

“Qual é o desejo de Deus para o seu povo? O que Deus quer para nossa casa comum?”, indagou o pastor durante sua explanação. “Deus não venda os olhos, mas promove ações de direito e justiça”, enfatizou. Em contraponto, citou depois exemplos de injustiças que os homens cometem constantemente.

Na reflexão do Evangelho de Mateus, a respeito das bem-aventuranças, Pr. Renatus sublinhou de que este é o povo que Deus conta – os misericordiosos, compassivos, que tem fome e sede de justiça, etc – para tocar sua causa neste mundo.

culto ecumenico cfe (6)Participaram da celebração o Arcebispo de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck; os padres da Igreja Católica Apostólica Romana, Francisco Rohling e Luiz Prim, os pastores da Igreja Evangélica de Confissão Luterana, Anildo Wilbert, Jacson Homero e Renatus Porath; Pr. Donald Nelson; e o padre da Igreja Católica Ortodoxa Siriana, Celso Alves.

O tema da Campanha da Fraternidade Ecumênica ainda ganha destaque este mês em uma sessão especial na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), no dia 23 de fevereiro, na capital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA