14484646_1114528421971598_6326329937899569036_n

Professor da FACASC – Vilmar Dal Bó

Desde os seus primórdios, na vida da Igreja e da sociedade manifestam-se vozes significativas, proféticas, que indicam a presença de uma autêntica ação do Espírito. Tratam-se de pessoas de muita fé e coragem que, profundamente enraizadas nas problemáticas existenciais e da vida em comunidade, enxergam a realidade de maneira mais ampla e crítica. Ainda hoje, no seio da sociedade, tais vozes exercem um verdadeiro ministério, ajudando a captar e a identificar as implicações sociais da Palavra de Deus.

O Concílio Vaticano II, na constituição pastoral Gaudium et spes, ressalta o papel importante que a Igreja tem nas relações com a comunidade política, onde se manifesta como “sinal e salvaguarda da transcendência da pessoa humana” (GS, 76). O Concílio reafirma a importância da participação política dos cristãos na construção da sociedade justa e fraterna e confirma essa participação como um serviço: “A Igreja louva e aprecia o trabalho de quantos se dedicam ao bem da nação e tomam sobre si o peso de tal cargo, em serviço dos seres humanos” (GS, 75). E ainda: “os leigos, que devem tomar parte ativa em toda a vida da Igreja, não devem apenas impregnar o mundo com o espírito cristão, mas são também chamados a serem testemunhas de Cristo, em todas as circunstâncias, no seio da comunidade humana” (GS, 43).

Segundo a Doutrina Social da Igreja, quatro são os princípios que constituem o alicerce da ordem social: a verdade, a justiça, a liberdade e o amor. Longe desses princípios éticos, a conivência humana é impossível.

Não alheia ao debate político e às implicações sociais da fé, a Igreja particular da Arquidiocese de Florianópolis oportunizou, para suas foranias, pastorais e movimentos, um roteiro orientativo para o encontro com os candidatos às eleições municipais de 2016, bem como o fomento às ações promovidas pelo Ministério de Fé e Política da RCC.

 Ainda no campo formativo, no mês de novembro de 2016, 15 alunos de diferentes dioceses do Regional Sul IV estarão concluindo o curso de pós-graduação em Doutrina Social da Igreja na Realidade Catarinense, promovido pela Faculdade Católica de Santa Catarina (FACASC).

A fé cristã não despreza a atividade política, pelo contrário, a valoriza e a tem em alta estima, como afirma Documento de Puebla, n. 514. A Igreja assume em sua missão formar a consciência do cristão para que ele possa livremente escolher e assumir seu papel na sociedade, abraçando os ensinamentos evangélicos: o amor pelos pobres, a luta pela justiça social e pela dignidade da pessoa humana.

Por Vilmar Dal Bó

Mestre em Teologia e Estudos Políticos,

bacharel em Teologia e em Engenharia de Produção,

professor de Moral Social da FACASC

Artigo publicado na edição de outubro de 2016, do Jornal da Arquidiocese, página 09. 

Seu endereço de email não será publicado. Os campos marcados com * são obrigatórios

*