Após dois anos de restrições, os tradicionais tapetes de Corpus Christi voltarão a tomar as ruas das cidades, neste dia 16 de junho de 2022. Na Arquidiocese de Florianópolis, as paróquias já divulgaram sua programação para a missa e procissão da solenidade.

Na Catedral Metropolitana, a confecção dos tapetes será na manhã de quinta-feira, a partir das 8h30. O Arcebispo de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, SCJ, preside a missa às 15h, seguida de procissão pelas ruas do centro da capital.

Corpus Christi e solidariedade

A solenidade que celebra a Eucaristia, alimento espiritual de todos os católicos, é a oportunidade perfeita para intensificar a solidariedade. Inspiradas pelo tema do Congresso Eucarístico Nacional deste ano, “Pão em todas as mesas”, as paróquias promovem campanhas de arrecadação de alimentos, de higiene e limpeza, e de roupas e cobertores. As doações podem ser entregues antes, nas secretarias paroquiais, ou no dia, durante as celebrações. Na Catedral Metropolitana, as doações serão destinadas ao Asilo Irmão Joaquim e à Pastoral do Migrante.

A Arquidiocese de Florianópolis é uma circunscrição eclesiástica que compreende 626 comunidades organizadas em 74 paróquias, em 30 municípios catarinenses. A programação das paróquias está disponível abaixo.

Divulgue os horários da sua comunidade e paróquia enviando as informações para a Assessoria de Comunicação pelo Whatsapp: (48) 99673-1266, ou por e-mail: [email protected]

Os tapetes de Corpus Christi
A confecção do tapete para a solenidade de Corpus Christi é uma tradição iniciada, segundo historiadores, em Portugal e difundida no Brasil por seus colonizadores. Consiste na elaboração de cenas e representações bíblicas e da fé católica com uso de materiais como serragem, sal, borra de café, areia e outros mais.

Seu sentido é de honrar a devoção à Santíssima Eucaristia, homenageando Nosso Senhor Jesus Cristo com a produção do caminho pelo qual ele passará, conduzido pelo bispo ou sacerdote no ostensório, fazendo memória, também, da multidão que estendia ramos e mantos para que Jesus passasse em sua entrada em Jerusalém na Semana Santa.

O primeiro a passar sobre o tapete é o bispo ou padre que leva Jesus Eucarístico e somente depois outras pessoas podem pisar. Tanto é que, na procissão de entrada da Missa, todos aqueles que a compõe, passam nas laterais do tapete, reservando-o para Jesus que passará na procissão ao final da Celebração.

FLORIANÓPOLIS

AGRONÔMICA – Paróquia Nossa Senhora de Lourdes e São Luiz Gonzaga: Na igreja matriz, missa às 10h. Na Igreja Nossa Senhora da Conceição, às 18h. Haverá coleta de alimentos para as crianças do Projeto Esperança, da Ação Social São Luiz.
BALNEÁRIO DO ESTREITO – Paróquia Nossa Senhora da Glória: Missa às 9h, seguida de procissão. Tapetes apenas no átrio da igreja, com desenhos de catequizandos.
CANASVIEIRAS – Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe: missa e procissão às 9h.
COLONINHA – Paróquia Santo Antônio e Santa Maria Goretti: às 8h, missa na Igreja Matriz, com procissão após a celebração. Adoração ao Santíssimo, às 15h, e missa, às 19h.
ESTREITO – Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Fátima: no santuário, missas às 9h e às 20h. Na Capela Bom Jesus dos Aflitos, às 18h. Não haverá tapete externo, mas dentro da igreja feito de doações de roupas e alimentos.
INGLESES – Paróquia e Santuário Sagrado Coração de Jesus: missa às 10h na Igreja Santa Catarina de Alexandria, no Sítio Capivari. Não haverá missa no santuário.
LAGOA DA CONCEIÇÃO – Paróquia e Santuário Nossa Senhora da Imaculada Conceição: missa às 10h.
MONTE VERDE – Paróquia São Francisco Xavier: missa às 9, na Igreja Matriz.
PRAINHA – Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus: às 13h, liberação das ruas pela GMF e início da confecção dos tapetes. Às 18h30, haverá procissão, saindo da Igreja São Sebastião, passando pela Igreja São Judas até a Igreja Matriz, com missa, às 20h.
RIBEIRÃO DA ILHA – Paróquia Nossa Senhora da Lapa: às 10h, missa na Matriz do Ribeirão da Ilha; às 16h, no Asilo São Francisco, no Alto Ribeirão; e 20h, na Igreja São João Vianney, na Fazenda do Rio Tavares.
SACO DOS LIMÕES – Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem: Missa e procissão, com tapete, às 9h
TRINDADE – Capelania Militar Cristo Rei: Missa às 9h.
TRINDADE – Paróquia Santíssima Trindade: missa às 9h, seguida de procissão e bênção do Santíssimo Sacramento em volta da Praça Santos Dumont. O tapete deste ano será uma ação solidária, onde os fiéis trarão alimentos, roupas e cobertores para serem doados aos necessitados da comunidade.

ANGELINA E RANCHO QUEIMADO

Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição: missa às 9h, no Santuário de Angelina; às 9h, em Rancho Queimado; às 15h, em Bethânia; às 16h em Barra Clara; e 19h, em Garcia.

ANTÔNIO CARLOS

Paróquia Sagrado Coração de Jesus: missa às 9h na Igreja Matriz, com procissão.

BALNEÁRIO CAMBORIÚ

ARIRIBÁ – Paróquia São Sebastião: missa às 9h e às 19h, com tapete dentro da igreja.
CENTRO – Paróquia Santa Inês: na Igreja Matriz, missa às 9h, 17h e 19h. Na Capela Santa Catarina de Alexandria, às 9h.

BIGUAÇU

Paróquia São João Evangelista: Na parte da manhã, haverá missa às 9h na Matriz, em Canudos, Sorocaba de Fora e Tijuquinhas. Às 15h, a missa será em Fundos, Encruzilhada, Santa Catarina e Saudade.

BOTUVERÁ

Paróquia São José: missa e procissão às 9h, na Igreja Matriz.

BRUSQUE

ÁGUAS CLARAS – Paróquia São Judas Tadeu: às 7h30, na Nossa Senhora da Saúde; 8h, na São Francisco; às 9h, na Igreja Matriz São Judas Tadeu; às 9h30, na Sagrada Família; e às 16h, na Santa Luzia e Santa Cruz do Redentor.
AZAMBUJA – Santuário de Azambuja: confecção dos tapetes a partir das 8h. A missa solene será às 15h e, em seguida, procissão com o Santíssimo Sacramento. Também haverá missa às 19h.
CENTRO – Paróquia São Luís Gonzaga: missa que reunirá as 12 comunidades da paróquia, às 9h, nas escadarias da igreja matriz, seguida de procissão até o convento. Também haverá missa às 19h.
DOM JOAQUIM – Paróquia Santa Catarina: às 7h, missa na Nossa Senhora do Carmo; às 8h, celebração na São Pedro; às 8h, celebração na São João Batista; às 8h30, missa na Igreja Matriz Santa Catarina; às 9h30, celebração na Nossa Senhora Aparecida; às 9h30, missa na São Francisco; e às 10h, celebração na São José Operário.
SANTA TERESINHA – Paróquia Santa Teresinha: confecção de tapetes a partir das 4h30, e missa às 9h com procissão.

CAMBORIÚ

CENTRO – Paróquia Divino Espírito Santo: confecção dos tapetes na parte da manhã e missa às 15h, transmitida pelo Facebook da paróquia.

CANELINHA

Paróquia Sant’Ana: missa às 9h na Matriz; e 15h, na Capela Imaculada Conceição, em Moura.

GAROPABA

Paróquia São Joaquim: confecção de tapetes, às 9h; e missa e procissão, às 15h.

GOVERNADOR CELSO RAMOS

Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes: às 9h, em Areias de Baixo e em Palmas; às 15h, na Igreja Matriz, na Armação da Piedade, no Jordão e na Caieira; às 17h, no Canto dos Ganchos, em Areias do Meio e Costeira; às 19h30, Fazenda da Armação; e 20h, no Ganchos de Fora.

GUABIRUBA

Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro: missa e procissão às 9h, na Igreja Matriz.

ITAJAÍ

CENTRO – Paróquia Santíssimo Sacramento: missa às 15h
CORDEIROS – Paróquia São Cristóvão: missa às 9h, seguida de procissão. Os tapetes serão feitos com banners, papel pintado e, ao redor, alimentos que serão destinados às famílias carentes da paróquia.
DOM BOSCO – Paróquia São João Bosco: missa às 9h30, na Igreja Matriz São João Bosco. Após a celebração, procissão até a Comunidade São Judas Tadeu.
FAZENDA – Paróquia Nossa Senhora de Lourdes: missa com procissão às 9h.
SÃO VICENTE – Paróquia São Vicente de Paulo: missa às 9h30. Trazer um quilo de alimento e roupas de inverno para famílias necessitadas.

ITAPEMA

CENTRO – Paróquia Santo Antônio: missa com procissão às 9h30 e missa sem procissão às 15h.
MEIA PRAIA – Paróquia Sagrado Coração de Jesus: confecção de tapete às 6h e missa e procissão às 9h.

NOVA TRENTO

Paróquia São Virgílio: às 9h30, na Santo Estanislau Kostka (Valsugana); às 9h30, na São Paulo (Aguti); às 9h30, na São José (Claraíba); às 9h30, na São João Batista (Calvário); e às 18h, na Igreja Matriz e, após, procissão luminosa.

PALHOÇA

CENTRO – Paróquia Senhor Bom Jesus de Nazaré: missa na Matriz, às 9h; na Igreja São José Operário, às 9h30; na Igreja São Tomé, às 15h; e na Nossa Senhora Aparecida, às 15h.
ARIRIÚ – Paróquia São Francisco de Assis: missa e procissão às 9h na Igreja Matriz, na Imaculada, e Navegantes.
ENSEADA DE BRITO – Paróquia Nossa Senhora do Rosário: A partir das 5h, confecção dos tapetes em torno da praça em frente à Igreja. Às 8h, será servido o café no Salão paroquial aos que trabalharam nos tapetes. A Solene Santa Missa inicia às 9h30 e, após a Santa Missa, procissão eucarística acompanhada pela Banda da Polícia Militar de Santa Catarina. Ao final da procissão, haverá o almoço no salão paroquial, somente para compra antecipada. Informações: (48) 3242-8044 ou +55 48 98800-1901.
PONTE DO IMARUIM – Paróquia São Judas Tadeu e São João Batista: missa e procissão, às 9h, na Igreja Matriz e Jardim Eldorado.
SÃO SEBASTIÃO – Paróquia São Sebastião: montagem dos tapetes às 4h30. Missa às 9h30, na matriz e, após, procissão em carreata até a Comunidade Santa Rita, onde o Santíssimo ficará exposto par adoração. Missa às 15h30 na Comunidade Santa Rita.

PORTO BELO

Paróquia Senhor Bom Jesus dos Aflitos: celebração na Igreja Senhor dos Passos com procissão sobre tapetes e missa às 9h30.

SANTO AMARO DA IMPERATRIZ E ÁGUAS MORNAS

Paróquia Santo Amaro da Imperatriz: missas às 8h, na Comunidade São Sebastião (Sul do Rio/Santo Amaro da Imperatriz); às 9h, na Comunidade Sagrado Coração de Jesus, no Centro de Águas Mornas; às 9h, na Comunidade Santa Teresa d’Ávila (Teresópolis/Águas Mornas); às 10h, na Comunidade Santa Cruz (Santa Cruz da Figueira/Águas Mornas). Santa Missa, seguida de Procissão, às 15h, na Igreja Matriz Santo Amaro, no Centro de Santo Amaro da Imperatriz.

SÃO JOÃO BATISTA

Paróquia São João Batista: missa às 16h, na Igreja Matriz.

SÃO JOSÉ

AREIAS – Paróquia Santa Cruz: missa às 9h.
BARREIROS – Paróquia São Judas Tadeu: missa às 9h30.
BARREIROS – Paróquia Sagrados Corações: missa às 8h30, na Comunidade São Francisco de Assis (bairro Ipiranga); às 9h30, na Igreja Matriz; e às 15h, na Comunidade Senhor Bom Jesus (Potecas).
CAMPINAS – Paróquia Santo Antônio: missa às 9h, na Igreja Matriz Santo Antônio, seguida de procissão até a Igreja do Kobrasol.
COLÔNIA SANTANA – Paróquia Santana: Igreja Matriz – 8h; Nossa Senhora Aparecida (Pagará) – 10h; Imaculado Coração de Maria (Sertão do Maruim) – 15h; Santa Terezinha (Vila Formosa) – 18h.
SERRARIA – Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes e São Pedro: missa às 9h30 e 19h30.

Atualizado em: 14/06/2022, às 16h02.

Seu endereço de email não será publicado. Os campos marcados com * são obrigatórios

*