Milhares de fiéis, das 71 paróquias da Arquidiocese, nos 30 municípios da área de abrangência, participaram da Solenidade de Corpus Christi, no dia 31 de maio. O nome vem do latim, significa, “Corpo de Cristo” e tem como objetivo, celebrar o mistério da Eucaristia, ou seja, o Sacramento do Corpo e do Sangue de Cristo. É um dia em que os fiéis tradicionalmente confeccionam os tapetes feitos de flores, serragem e outros materiais, pelas ruas onde o sacerdote passará com o Santíssimo Sacramento.

Neste ano, na maior parte das paróquias e comunidades, as pessoas foram convidadas a levar alimento não perecível, produtos de higiene, roupas e cobertores, em uma grande ação solidária.

A Igreja Mãe da Arquidiocese – Catedral Metropolitana, preparou o Corpus Christi solidário. Cada fiel foi motivado a levar um quilo de alimento não perecível, para ser doado ao Asilo Irmão Joaquim.

Veja as fotos neste link.

A Missa foi presidida pelo Bispo Auxiliar Emérito, Dom Vito Schlickmann e a procissão deste ano passou pelas ruas centrais da capital.  Durante o trajeto foram preparados seis altares, onde os fiéis colocaram os donativos. Segundo a organização, participaram aproximadamente 1500 pessoas.

Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Antônio Carlos, Pe. Celso Marquetti.

Outra novidade deste ano foi a confecção dos tapetes com 12 mil fuxicos. Um trabalho que voluntárias do Movimento de Irmãos levaram 11 meses para ser concluído. Além, é claro, de outros tapetes produzidos pelos representantes de pastorais, movimentos e novas comunidades.

Paróquia Santíssimo Sacramento, Itajaí.

O Arcebispo Dom Wilson Tadeu Jönck, scj, presidiu a Missa na tarde da última quinta-feira, na Paróquia Santíssimo Sacramento, em Itajaí.

Confira as fotos em nosso site e nos stories do nosso instagram: @arquifloripa

Veja as fotos do Corpus Christi na Paróquia Santíssimo Sacramento, em Itajaí. Clique aqui.

 

 

 

Milhares de fiéis participam da celebração de Corpus Christi

Paróquia São Luís Gonzaga, Brusque.

A Igreja Matriz São Luís Gonzaga ficou pequena para abrigar as centenas de pessoas que participaram da celebração de Corpus Christi, na manhã desta quinta-feira, 31 de maio.

Durante a homilia, o vigário paroquial, Pe. Aléssio da Rosa, scj, destacou que “nosso país está enfrentando dificuldades e nos unimos para reivindicar melhorias. A mudança começa por nós e a Eucaristia nos ajuda. Que possamos transformar a sociedade para que esta construa um mundo melhor. Para isso, não podemos deixar de ser testemunhas desse mistério eucarístico do Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo”.

Além da missa solene e adoração ao Santíssimo Sacramento, a festa de Corpus Christi foi marcada pela procissão sobre os tapetes coloridos, confeccionados pela comunidade com materiais diversos. O pároco, Pe. Magnos José Baron Caneppele, conduziu o ostensório com o Corpo de Cristo acompanhado dos demais sacerdotes, ministros da Eucaristia e fiéis, da Igreja Matriz até o Convento Sagrado Coração de Jesus, onde foi encerrada a celebração.

A aposentada Genir Bevilaqua, 73, é moradora do bairro Volta Grande e participa da solenidade de Corpus Christi todos os anos. “Agradeço por ter saúde para poder fazer parte desse momento especial. É muito emocionante e ajuda a fortalecer minha fé em Nosso Senhor que caminha junto de nós”, relatou.

A jovem Mari Suzana Cassaniga e a mãe Arlete, residem no bairro Primeiro de Maio e também participaram da celebração. “Esta é a segunda data mais importante da Igreja, que é quando o Corpo e Sangue de Cristo se tornam reais. É sempre um momento muito bonito e inesquecível”, garantem mãe e filha.

 

 

 

A fonte desta nota é Ideia Comunicação e o crédito das fotos de Ana Roberta Venturelli

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Paróquia Nossa Senhora das Necessidades, Santo Antônio de Lisboa, Floripa.

Seu endereço de email não será publicado. Os campos marcados com * são obrigatórios

*