Coral Santa Cecília faz apresentação de 68º aniversário

>
>
Coral Santa Cecília faz apresentação de 68º aniversário

O Coral Santa Cecília fará a apresentação do 68º aniversário nesta terça-feira, 04, na da Catedral de Florianópolis, às 20h.

Terá como regente, Pedro Cabral Filho.

No repertório desta noite, canções populares como “Rancho de Amor à Ilha” do poeta Zininho, “Menino de Braçançã” de Luiz Vieira, passando por “Negros Spirituals” americanos e indo ao repertório sacro com “Rorando Caeli” de Vodzinsky, “Antiphona de Nossa Senhora – Salve Regina” de Lobo de Mesquita (1746-1805) e a missa “Kaiser Jubiläumsmesse” de Joseph Gruber (1855-1933), composta na Áustria, em 1900 para Franz Joseph I, Kaiser da Áustria, Rei da Boêmia e Rei Apostólico da Hungria e Croácia.

Todos são convidados a prestigiar este evento!

Programa da apresentação:

Primeira Parte

  1. Were you there? Negro Spiritual

Solo de Baixo – Pedro Cabral Filho

  1. Down by the Riverside.

Solo de Baixo – Pedro Cabral Filho

  1. Go down Moses.

Solo de Baixo – Pedro Cabral Filho

  1. Recuerdo de Ypacaraí – Música de Demetrio Ortiz, letra de Z. Mirkin. Arranjo Coral Pe. Ney Brasil Pereira
  2. Uirapuru tradicional brasileiro, Música de Valdemar Ramos Oliveira e Murillo Latini. Arranjo para coro desconhecido.
  3. Eu sonhei que tu estavas tão linda. Música de Lamartine Babo e Francisco Matoso. Arranjo para Coro misto de Aricó Júnior.
  4. Menino de Braçanã. Música de Luiz Vieira. Arranjo de Carlos Besen.
  5. Rancho de amor à Ilha. Letra e música: Zininho. Arranjo Aldo Krieger.

Solo de Elza Maria de Oliveira Torres

Participações Especiais:

Jackson Cardoso – Violão

Rafael Almir da Silva – Trompete

Segunda Parte

  1. Rorando caeli – Jan Companus Votniansky (1572- 1622)
  2. Em natus est Emmanuel – Praetorus – (1571 – 1621)
  3. Ave Maria. Jac. Arcadelt (séc.XVI)
  4. Antífona de Nossa senhora – Salve Regina – J. E. Lobo de Mesquita. 1787

Solo de Tenor – Jocelino Ney Barbosa

Solo de soprano – Elza Maria de Oliveira Torres

  1. Kaise Jubiläumsmesse – Joseph Gruber, opus 105
  2. Kyrie
  3. Glória
  4. Sanctus
  5. Benedictus
  6. Agnus Dei

Coral Santa Cecília – 68 anos

O Coral Santa Cecília da Catedral Metropolitana de Florianópolis foi fundado oficialmente, com sua primeira Diretoria, em 1950, embora a Catedral tenha tido há muito mais tempo o seu Coral, cuja história deve ainda ser pesquisada. Estabelecida como paróquia desde 1713, a Matriz de nossa Senhora do Desterro deve ter tido a sua música coral desde os tempos coloniais, no século XVIII, no período imperial, no século XIX, e até nossos dias.

A partir de 1953, contou com a regência do Pe. Agostinho Staehelin, que conduziu o Coral numa fase brilhante, ao longo de quase duas décadas. Nesse período, até 1960, o Coral Santa Cecília era praticamente o Coral da cidade, tendo cantado, além das Missas Solenes, por exemplo, de Stehle, de Braun, e de Griesbacher, também outras peças grandiosas como a “Marcha de Festa” do Tannhäuser de Wagner, e o “Hino da Criação” de Haydn.

Desde 1973, assumiu a regência Pe. Ney Brasil Pereira, levando adiante o ideal dos fundadores. A finalidade própria do Coral Santa Cecília da Catedral é, como não podia deixar de ser, litúrgica, cabendo-lhe solenizar as celebrações litúrgicas na própria Catedral. Fiel a esse objetivo, o Coral tem sempre solenizado a Missa nos domingos à noite, bem como em todas as solenidades religiosas do ano. Além disso, nos Concertos “de aniversário” do Coral, têm sido apresentadas, com orquestra, várias peças importantes do repertório coral, como sejam: Missas de Mozart, de Haydn, do Pe. José Mauricio Nunes Garcia, de José Emérico Lobo de Mesquita, um te Deum de Mozart, a “Ode a Santa Cecília” de Haendel, coros de óperas de Verdi e de Carlos Gomes entre outros.

Anualmente o Coral Santa Cecília tem promovido, desde 1986, com crescente sucesso, em abril, o Concerto Espiritual de Páscoa – CONESPA, envolvendo outros corais da Grande Florianópolis. Depois de ter gravado várias fitas K-7, o Coral gravou em 1998, o seu primeiro CD, “Natal na Catedral”, e lançou o segundo, com título “Senhor dos Passos na Catedral”, em maio de 2000, no Hall da Assembleia Legislativa. Completando a trilogia, lançou em 2002, o CD “Páscoa na Catedral”. Em 2004 lançou o CD de “Cantos folclóricos e populares”. Em 2005 gravou o CD A Eucaristia na Catedral. Seu último CD foi lançado em 2007 com o título: Centenário da Catedral, do qual consta o “Hino do Centenário”, de autoria do Pe. Ney Brasil Pereira.

Este ano, o Coral Santa Cecília marcou presença em várias comunidades de Florianópolis e do Estado, e estará promovendo do dia 17 ao dia 21 de dezembro, o Concerto Espiritual de Natal com a participação de vários corais convidados.

 

Regente: Pedro Cabral Filho

Nascido em Florianópolis, Pedro Cabral Filho possui graduação em Educação Artística – Licenciatura plena em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1984), especialização em Pós-graduação em Arte-educação – Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1989), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo USP (2004). Foi Conselheiro do Conselho Municipal de Educação de Florianópolis e Professor Doutor da Prefeitura Municipal de Florianópolis onde possui larga experiência na área de Educação.

Foi regente assistente de Mércia Mafra Ferreira no Coral do Instituto Estadual de Educação e do Pe. Ney Brasil Pereira no Coral Santa Cecília da Catedral Metropolitana de Florianópolis. Foi regente titular do Coral do Hemosc e do Coral Infantil do Instituto Estadual de Educação.

 

Componentes do Coral Santa Cecília da Catedral

SOPRANO

ADRIANA VARELLA, CLÉLIA NUNES FERREIRA, EDEBERTA TEODORA DA SILVA, ELZA MARIA DE OLIVEIRA TORRES, DORLI PEIXOTO LIMA, JANETE TEREZINHA ROSA, MARIA DO CARMO GIL DE SOUZA, MARIA LIMA COELHO, MARIA REGINA DA CONCEIÇÃO, MARIA TEREZINHA DA SILVA, NEIDE MARIA PEREIRA, ROSANA MARIA SILVA.

CONTRALTO

ALÍPIA VIERIA MOREIRA, ANA MARIA BONATELLI DE MELO, ANGELA MARIA FERREIRA, JÉCIA PINHEIRO NAPOLEÃO, MARIA CELESTE VERAS, MARIA DO CARMO BONATELLI, MARIA ZÉLIA RODRIGUES, NILZA LUZIA SCHWARTZ, OSNELDA MARIA DA LUZ.

BAIXO

ANTÔNIO MARTENDAL, VALMOR DOS SANTOS, VANDERLEI FRANCISCO MARÇAL GALLO, ZENILDO GONÇALVES.

TENOR

ANDRÉ CARPES

BERN WALTER GRAFE

JOSÉ BATISTA DA ROSA

JUSCELINO NEI BARBOSA

ORGANISTA TITULAR: Caio Fabrício da Silva Barbosa

ORGANISTA ASSISTENTE: André Carpes

REGENTE TITULAR: Pedro Cabral Filho

Com informações do Regente do Coral, Pedro Cabral Filho

 

68º aniversárioCoral Santa Cecília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA