Construção do Bem Comum – Por Fernando Anísio Batista

>
>
Construção do Bem Comum – Por Fernando Anísio Batista

 

Há no Brasil um delicado momento de descrédito em relação as organizações reguladoras da sociedade, entre elas: os poderes executivo, legislativo e judiciário. É um período de crise institucional e social, que dura mais de quatro anos e que pode se agravar se não houver por parte da população um discernimento quanto a responsabilidade de cada pessoa num sistema democrático.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) emitiu uma carta para a população brasileira em sua última assembleia, reafirmando o compromisso da Igreja com a esperança: “Continuemos a afirmar a nossa esperança, sem esmorecer” (Hb 10,23). Nela, os bispos afirmam que a atual situação do país exige um compromisso de todos os cidadãos e das instituições e organizações responsáveis pela justiça e pela construção do bem comum. Segundo Papa Francisco, “todos os cristãos, incluindo os pastores são chamados a preocupar-se com a construção de um mundo melhor” (EG, 183).

Neste contexto, as eleições de 2018 exigem um compromisso ainda maior com a esperança. Elas serão um momento propício para revigorar a esperança em dias melhores. Para isso, é necessário abandonar os caminhos da intolerância, do desânimo e do desencanto. Sempre é possível superar as crises, encontrar saídas, fazer da crise uma oportunidade única de crescimento e de amadurecimento.

A campanha eleitoral se torna momento propício para buscar mudanças no país. Portanto, não merece ser eleito ou reeleito candidato que se rende a uma economia que coloca o lucro acima de tudo e não assume o bem comum como sua meta E nem os que propõem e defendem reformas que atentam contra a vida dos pobres e sua dignidade.

Que o Senhor “nos conceda mais políticos, que tenham verdadeiramente a peito a sociedade, o povo, a vida dos pobres” (EG, 205).

Por Fernando Anísio Batista

Secretário Executivo da Ação Social Arquidiocesana (ASA)

Artigo publicado na edição de julho de 2018, do Jornal da Arquidiocese, página 05

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA