Congresso Regional Sul 4 da Pastoral Familiar reúne mais de 400 agentes, em Nova Veneza

>
>
Congresso Regional Sul 4 da Pastoral Familiar reúne mais de 400 agentes, em Nova Veneza

A Diocese de Criciúma sediou, de 28 a 30 de setembro, o IX Congresso Regional Sul 4 da Pastoral Familiar, tendo como tema “O Evangelho da Família, alegria para o mundo”, na acolhedora Nova Veneza.  Com mais de 400 participantes representando as dez dioceses do Estado, o evento contou com a presença de 34 agentes da Arquidiocese de Florianópolis e do Arcebispo Dom Wilson Tadeu Jönck, Bispo Referencial da Pastoral Familiar no Regional Sul 4.

Na abertura do congresso, inspirado no Evangelho de São Lucas,  Dom Wilson conclamou os congressistas a seguirem o pedido de Cristo a Pedro para lançar as redes em águas mais profundas e disse que “no casamento e na vida familiar só alcançaremos bons resultados se formos a águas mais profundas e encontrarmos o verdadeiro sentido do amor, capaz de se doar, de construir família, de se dedicar aos filhos e de viver sua religião com autenticidade”.

A palestra de abertura na noite de sexta foi conduzida pelo doutorando em Teologia e sacerdote da Diocese de Criciúma, Pe. Thiago De Moliner Eufrásio, que falou sobre o tema “Pilares da Relação Matrimonial”. Numa exposição que ligou os três pilares as cinco primeiras estações da Via Sacra, Pe. Thiago se baseou teologicamente na relação entre Cristo e a Igreja, através dos documentos da Igreja Humanae VitaeAmoris Laetitia e Familiaris Consortio, além do próprio rito matrimonial.

O congresso contou com a presença do Pe. Jorge Alves Filho (Assessor Nacional da Comissão Episcopal para a Vida e a Família-CEPVF e Sec. Executivo da Comissão Nacional da Pastoral Familiar-CNPF), que falou sobre a missão dos agentes de testemunharem o Evangelho da Família, alegria para o mundo. Segundo ele, “a principal conclamação da Amoris Laetitia é a de sermos verdadeiros anunciadores desta alegria e sobretudo, de viver isso em nossas famílias. O mundo precisa do exemplo das famílias. Nós como família, precisamos estar preparados a darmos, ao mundo, este nosso exemplo”, ressaltou padre Jorge, que representou o presidente da CEPVF, Dom João Bosco, Bispo de Osasco.

Também palestraram, entre outros, os assessores pedagógicos da CNPF,  André e Karina Parreira, Ronaldo e Tatiana de Melo e Claúdio e Maria do Rosário Silva. Foram abordados temas como afetividade e sexualidade; namoro cristão; os recém-casados; educação dos filhos; pessoa idosa na família, na sociedade e na igreja; suicídio; aborto e ideologia do gênero.

Ao final do evento Dom Wilson anunciou oficialmente que o próximo Congresso da Pastoral Familiar do Sul 4, em 2021, terá como sede a Diocese de Rio do Sul. Todos os agentes arquidiocesanos de Pastoral Familiar poderão beber das fontes do congresso no próximo dia 27 de outubro, das 8h30min  às 11h30min, quando a Coordenação Arquidiocesana da Pastoral Familiar estará se reunindo em Florianópolis, na Paróquia de Capoeiras, para uma ampla partilha de todo evento.

Por Sarita e Mário Prisco
Coordenação Arquidiocesana da Pastoral Familiar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA