Conclusão do Projeto Ecoprancha será nesta sexta-feira

>
>
Conclusão do Projeto Ecoprancha será nesta sexta-feira

Jovens aprendizes constroem pranchas ecológicas adaptadas para pessoas com deficiência e convidam todos para o lançamento da mesma em evento teste na Lagoa da Conceição.

O Evento Teste que marcará a conclusão do Projeto  acontecerá nesta sexta-feira, 13, na Avenida das Rendeiras, na Lagoa da Conceição, a partir das 09h30, e contará com a presença dos representantes das Instituições envolvidas: IDES, ACIF e AFLODEF.  

O objetivo do projeto consistiu em orientar os adolescentes e jovens atendidos pelo Núcleo Formação e Trabalho – NUFT, da Irmandade do Divino Espírito Santo (IDES), na promoção da educação ambiental e inclusão de pessoas com deficiência, oportunizando aos atores, o contato com os conteúdos teóricos sobre o meio ambiente, o conhecimento acerca dos diversos princípios de sustentabilidade, além da reflexão sobre os principais problemas ambientais, buscando com isto, encontrar alternativas de preservação do Planeta. Sua realização foi possível graças ao financiamento do Programa de Apoio a Projetos (PAP) da  Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF).

Segundo a coordenadora do Núcleo Formação e Trabalho, Karla Soraia Lima Moreira, “este projeto estimula de forma lúdica, os jovens a compreender suas relações com a natureza, seus hábitos e seus comportamentos em relação ao consumo, compreender o ciclo do produto, desde o uso até o descarte, e refletirem sobre a importância da preservação e conservação do meio ambiente, por meio da reciclagem de materiais descartados.

Aliados a essa consciência ecológica e à reflexão sobre a importância da inclusão de pessoas com deficiência na sociedade, o projeto também visa ação prática a um projeto que atue com pessoas com deficiência”.

Após as oficinas teóricas, foram realizadas oficinas práticas sob orientação e supervisão dos Doutorandos em Engenharia Mecânica da UFSC, processo que envolveu ações desde a preparação das garrafas pet e demais materiais, até a conclusão da Ecoprancha (prancha de stand up paddle) apresentando como uma de suas versões, a prancha de stand up paddle adaptada para pessoas com deficiência.

Local: Lagoa da Conceição em frente ao número 1716

Data: 13 de abril – 09h30

 

Telefone: (48) 3224-5008

E-mail: [email protected]

Site: www.ides-sc.org.br

Facebook: www.facebook.com/idesfloripa/

Sobre a Irmandade do Divino Espírito Santo

Fundada em 1773, a IDES é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que tem por missão “Abrir portas, resgatar esperanças e encorajar crianças, adolescentes, jovens e suas respectivas famílias, para que sejam protagonistas de suas vidas, transformando a realidade e o meio em que vivem, a partir da promoção da cidadania e do desenvolvimento social.”

Atualmente os programas da IDES atendem cerca de 750 crianças e adolescentes diariamente através dos seus três núcleos de atendimento. Onde elas participam de atividades diferenciadas que possibilitam o exercício da autonomia, liberdade e criatividade.

Principais atividades:

1-         Manutenção e administração do Lar São Vicente de Paulo (1910) que abriga crianças, dando-lhes carinho e atenção, até que o Poder Judiciário as encaminhe para adoção ou as devolva à Família, superados os motivos pelos quais delas foram retiradas.

2-         Manutenção e Administração do Centro de Educação Infantil Girassol (CEIG). Acolhe, diariamente, 400 crianças da Região da Grande Florianópolis. Ficam conosco, em dois turnos, até a idade de ingresso no Ensino Fundamental.

3-         Programa de Aprendizagem, buscando capacitar o jovem para ingresso no mercado de trabalho. Ele se efetiva com parcerias com empresas e organizações.

4-         Arte e Educação, com dança, música, reforço pedagógico e múltiplas atividades, desenvolvidas no Núcleo sediado no Bairro da Agronômica.

5-         Capela do Divino Espírito Santo, na Praça Getúlio Vargas, com missas semanais e Grupos de Oração.

Por Lucas Belocurov Neto / IDES

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA