Comunidade Divino Oleiro e sua Missão na Ilha de Itaparica, na Bahia

>
>
Comunidade Divino Oleiro e sua Missão na Ilha de Itaparica, na Bahia

A Comunidade Divino Oleiro, respondendo ao chamado Missionário próprio de seu carisma assumiu mais uma missão além do território da Arquidiocese.

Desta vez, o chamado foi feito através do Arcebispo Primaz do Brasil, Dom Murilo, que pediu a Comunidade que assumisse a administração e dinamização evangelizadora e pastoral de um de seus Centros de treinamento de líderes (CTL), localizado na Ilha de Itaparica, na Bahia.

Este centro de formação estava até então precisando de uma atenção maior para cumprir sua missão e razão de existir. Dom Murilo pediu ainda que a Comunidade assumisse missões junto às paróquias da Ilha de Itaparica, principalmente nas dimensões evangelizadoras junto aos jovens e famílias.

Sendo assim, desde 25 de março de 2017, a Comunidade está presente na Arquidiocese de Salvador.

Em pouco mais de um ano, o CTL reabriu suas portas, tornando-se um local cheio de vida onde acontecem muitos retiros, congressos, encontros e outras atividades. Muitos desses encontros são promovidos pela própria comunidade e tantos outros são realizados por movimentos, comunidades, dioceses vizinhas, padres e religiosas de diversas partes da Bahia.

Neste mais de um ano, o CTL passou a ser um centro irradiador de espiritualidade, formação pastoral e evangelização.

O CTL Divino Oleiro tem uma ampla estrutura, com quartos, auditórios, capela, refeitório, salas de reuniões, amplos jardins, bosque, um lugar aparazível, numa Ilha belíssima. É importante destacar que o CTL tornou-se viável economicamente, pois até então era deficitário.

Os consagrados da Comunidade Divino Oleiro estão bem felizes por verem os frutos de sua missão, e a Arquidiocese de Salvador feliz, por ver um espaço tão privilegiado nesta linda Ilha, sendo novamente utilizado para o bem do povo de Deus.

Os membros da Comunidade Divino Oleiro também atuam em diversas frentes missionárias na ilha, principalmente junto às comunidades mais carentes. Vale ressaltar que o CTL Divino Oleiro, como passou a ser chamado, tornou-se uma “casa de portas abertas” para as comunidades paroquiais da Ilha. Até então os fiéis católicos da Ilha, pouco conheciam e tomavam parte das atividades do CTL que tinha se tornado tão somente uma pousada turística.

Ficamos felizes por essa missão na Bahia e em breve estaremos retornando a regiões carentes do sertão nordestino com a missão de Pastoral paroquial. Continuamos firmes e decididos em “tudo ser e fazer por amor a Deus e em favor dos irmãos”, respondendo ao chamado do Senhor pela voz dos pastores da igreja e atentos aos clamores do povo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Por Mauricio Borges Feliciano – Comunidade Divino Oleiro / Missão Bahia.
Contribuição de Zenir Gelsleichter – Secretária Animação Missionária Arquidiocese Florianópolis

BahiaCentros de treinamento de líderes (CTL)Comunidade Divino OleiroIlha de ItaparicaMissões

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA