Como viver o Ano Vocacional 2023?

>
>
Como viver o Ano Vocacional 2023?

O Jornal da Arquidiocese preparou uma lista que pode inspirar você a viver de maneira especial esse tempo. Vamos lá?

1 – Preparar uma bela abertura na sua comunidade!
Coloque-se à disposição do pároco e da equipe de liturgia da sua paróquia ou comunidade para preparar uma bela abertura do Ano Vocacional 2023 no fim de semana do dia 20 de novembro. Pode ser preparada uma ambientação especial para chamar a atenção dos fiéis. Outra sugestão é colocar essa motivação no comentário inicial ou nas preces da comunidade, além de rezar a oração do Ano Vocacional na missa.

2 – Rezar pelas vocações
Todos somos chamados a rezar pelas vocações, mas podemos aproveitar este tempo para intensificar nossas orações. Lembrando que o universo vocacional pode ser dividido em vocação religiosa, sacerdotal, matrimonial e leiga, você também pode rezar pelas vocações de uma forma geral, como chamado de Deus, ou ainda pela vocação humana e cristã que todos somos chamados a viver.

3 – Promover a reflexão em seus grupos
A promoção do Ano Vocacional não é responsabilidade somente dos padres ou da Pastoral Vocacional. Todo o povo de Deus é chamado a viver com intensidade este tempo. Por isso, você mesmo pode sugerir em seu grupo, seja ele de GBF, de pastoral ou de movimento, ou ainda na sua comunidade, momentos de reflexão sobre o tema, que pode ser inserido na programação normal do grupo ou em eventos, como palestras e tardes vocacionais.

4 – Ajudar financeiramente vocacionados à vida religiosa ou consagrada
Você também pode procurar os seminários, casas de vida religiosa ou novas comunidades que vivem da providência de Deus, para ajudá-los em sua missão vocacional. Existem vários seminários e casas de formação em nossa Arquidiocese. Entre em nosso site para saber mais: arquifln.org.br.

5 – Conversar em família
A família é o berço de todas as vocações. Viva o Ano Vocacional com os membros da sua família, trazendo o assunto para o seu ambiente familiar, com seus filhos, pais, irmãos e todos da sua casa! Vocês podem conversar sobre a busca da vocação e o discernimento vocacional na sua família, sobre a vocação de seguir Jesus e se doar aos irmãos, da vocação e missão da Igreja, da variedade de carismas e das diversas vocações. Assunto é o que não falta!

Para acompanhar as atividades do Ano Vocacional 2023 na Arquidiocese de Florianópolis ou simplesmente acessar os materiais e conteúdos, acesse: https://anovocacional.cnbb.org.br/.

Ano Vocacional 2023

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA