Comissão Arquidiocesana de Liturgia promove encontros de formação

>
>
Comissão Arquidiocesana de Liturgia promove encontros de formação

Capacitação para músicos, cantores, ministros extraordinários da comunhão, leitores e outros

A Comissão Arquidiocesana de Liturgia realiza diversos encontros de formação todos os anos. Muitas dúvidas acabam surgindo sobre estes encontros.

Formação para cerimonialistas na Paróquia Santíssimo Sacramento, em Itajaí

Por isso, o Jornal da Arquidiocese resolveu tirar algumas dúvidas com o Pe. Rafael Aléx Lima da Silva, pároco da São Judas Tadeu, em São José, coordenador geral da Comissão Arquidiocesana de Liturgia. O presbítero também tem doutorado em Liturgia pela Pontifício Ateneu e Colégio Santo Anselmo, em Roma.

Jornal da Arquidiocese (JA): Quando foi o último encontro promovido pela Comissão?

Encontro de Canto Litúrgico-Pastoral, na Igreja São João Batista, na Agronômica, em Florianópolis.

Padre Rafael Aléx Lima da Silva: O último encontro aconteceu no dia 22 de junho, na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Florianópolis. Aproveito para agradecer, na pessoa do Pe. Jair, a toda a comunidade paroquial pela acolhida. Esse encontro foi chamado Encontro de Canto Litúrgico-Pastoral, concentrado nos sacramentos, ou seja, foram apresentadas letras e músicas condizentes com os sacramentos, como o matrimônio, a crisma e etc. Foi um bom encontro, bem preparado.

JA: Quais são as maiores dúvidas que as pessoas têm em relação a esses cursos? Em especial aos de cerimonialistas e músicos?

Padre Rafael: Nesse caso precisamos fazer uma distinção. Os encontros de canto litúrgico-pastoral, por exemplo, têm como público principal os músicos e cantores das nossas comunidades, os quais, pela condução do canto, auxiliam na ativa participação da assembleia litúrgica, sobretudo quando reunida para a Santa Eucaristia ou para a Celebração da Palavra.

Já os encontros para cerimonialistas foram assim intitulados: Formação para Cerimonialistas do Casamento Católico. Houve dois encontros em Florianópolis, no mês de março, para a região Sul, e outros dois, no mês de abril, em Itajaí para o Norte da Arquidiocese. Gostaria de recordar que esses encontros não visavam as lideranças de nossas paróquias, envolvidas com a celebração do matrimônio, mas especificamente cerimonialistas profissionais. A intenção era oferecer um conteúdo formativo básico, até porque, como dissemos nesses encontros, a Comissão pretende dar continuidade no próximo ano, em vista de um futuro credenciamento, se assim for decidido pelo Arcebispo. E devo esclarecer: a Comissão nunca falou que essa formação inicial de cerimonialistas era equivalente a credenciamento! Esta não tem autoridade para isso. Aliás, falando de dúvidas, consideramos pastoralmente útil fazer uma breve sondagem com esses profissionais, sobre dificuldades, alegrias e sugestões tendo em conta a atuação desses. A síntese dessa sondagem será repassada à Coordenação de Pastoral Arquidiocesana. A celebração do matrimônio é questão complexa, e é salutar olhá-la a partir de diversos ângulos.

JA: Quais são os cursos que a comissão promove? Voltada para qual público? Quem pode participar?

Padre Rafael ministrou formação para cerimonialista na Igreja São João Batista, Agronômica, na Capital

Padre Rafael: Os cursos são direcionados às nossas lideranças, ao povo de Deus que atua nas nossas comunidades. Portanto, são encontros de formação para músicos, cantores, ministros extraordinários da comunhão, leitores e outros. Assim tem sido há um bom tempo e assim será com a grande parte dos encontros de formação.

JA: Mas e os cursos voltados para o profissionais envolvidos com a celebração do matrimônio?

Padre Rafael: Pois bem, há também situações específicas, como no caso de profissionais ligados à celebração do matrimônio, os quais nem sempre são católicos. Trata-se de um público diversificado.

JA: Tem algum encontro programado para este ano?

Padre Rafael: Sim. Das atividades previstas, destaco a Formação para Músicos, Fotógrafos e Decoradores de Casamento, na Igreja São João Batista, em Florianópolis, no dia 30 de julho. Também nesse caso, não se trata de credenciamento, mas de formação inicial para esses profissionais.

Matéria publicada na edição de julho de 2019 do Jornal da Arquidiocese, pág. 12.

encontrosformaçãoLiturgia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA