COMIDI realiza Formação Missionária Arquidiocesana

>
>
COMIDI realiza Formação Missionária Arquidiocesana
Foto: Zenir Gelsleichter

No início do mês de março, a Comissão Missionária Diocesana da Arquidiocese de Florianópolis (COMIDI) realizou um encontro de formação missionária em nível arquidiocesano. O encontro aconteceu na Paróquia São Francisco de Assis, no bairro Aririu, em Palhoça e contou com mais de 100 participantes entre leigos e leigas, religiosas e religiosos, seminaristas e padres da arquidiocese.

A formação teve como direcionamento a temática das diretrizes da ação evangelizadora 2019-2023 no Brasil, sobre o Programa Missionário Nacional e outros documentos que englobam a vida missionária na Igreja. Durante a abertura, que foi conduzida pelo Pe. Iseldo Scherer, coordenador do COMIDI, salientou-se a importância de seguir as diretrizes para estar em comunhão com toda Igreja da Brasil. 

O primeiro documento abordado durante o encontro foi o Documento de Aparecida e suas diretivas. Nele se encontra a essência de estar em missão e a preferência pelos mais pobres de nossa sociedade. Na ocasião Domingos Francisco Pereira, integrante da equipe do COMIDI, realizou uma partilha de como colocar as ações propostas em prática, a exemplo das missões que estão sendo realizadas na Bahia. 

Ainda no primeiro dia, dando seguimento à formação, a secretária da Animação Missionária da Arquidiocese, Zenir Gelsleichter, fez uma introdução sobre as diretrizes da Ação Evangelizadora no Brasil e em seguida dividiu os presentes em grupos para a realização de debates e partilhas. No segundo dia de formação as atividades tiveram início com celebração da missa, que foi presidida por Pe. Almir José de Ramos, Coordenador da Pastoral Carcerária da Arquidiocese. 

Na homilia, Pe. Almir agradeceu aos presentes por toda dedicação à missão em suas comunidades e os incentivou a continuar sem medo neste caminho. “Ver leigos, religiosos, até mesmo sacerdotes engajados na vida missionária é muito gratificante. É por Jesus que assumimos todos os dias o dever de estar em missão e encontrar nossa realização na doação pelos mais pobres, que são a face de Deus” afirmou o padre. 

Para finalizar o final de semana de formação, foi apresentado aos participantes a Exortação Papal “Querida Amazônia”. A secretária da Animação Missionária da Arquidiocese enfatizou que as orientações dadas pelo Papa Francisco no documento são muito importantes e não devem ser esquecidas por nenhum dos missionários.

Matéria publicada no Jornal da Arquidiocese de Florianópolis no mês de abril

COMIDIComissão Missionária DiocesanamissãoPrograma Missionário Nacional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA