COMIDI realiza Formação Missionária Arquidiocesana

>
>
COMIDI realiza Formação Missionária Arquidiocesana

Nos dias 18 e 19 de março, aconteceu a Formação Missionária Arquidiocesana na Paróquia São João Batista, em Itajaí. Mais de 60 pessoas, de várias partes da arquidiocese, participaram do evento. O encontro contou com a assessoria do Pe. Joachim Andrade, missionário do Verbo Divino (svd), natural da Índia e que está no Brasil há 30 anos. A temática norteadora do encontro foi Sinodalidade e Missão, envolvendo também o Ano Vocacional.

Algumas partilhas vocacionais e missionárias aconteceram, como a de Braion Hansch, seminarista da Diocese de Blumenau, que está no primeiro ano da Filosofia, e falou sobre seu chamado vocacional: “desde pequeno queria ser padre”.

Já Cleide Campos partilhou as impressões de sua primeira experiência missionária no Amapá e destacou a diferente realidade da fé ao que costuma encontrar no sertão baiano, na Diocese da Barra, na Bahia.

Enquanto Domingos Pereira falou sobre uma experiência das visitas missionárias que vem fazendo há alguns anos em janeiro nas comunidades onde ele já fez missão, na Diocese da Barra. Para ele, é sobre “ser missão” no ônibus de linha, junto ao povo que não é o grupo missionário. Domingos conta que, ao embarcar de São Paulo para Bahia, ele se apresenta e fala a quem encontrar sobre as missões que acontecem na Diocese da Barra a cada ano, distribuindo café, balas, água enquanto faz sua partilha com as pessoas. Segundo ele, isso cria um novo ambiente no ônibus e a viagem se torna leve: “as pessoas interagem entre elas. O ônibus se torna uma casa”. Esta é uma vivência um pouco diferente da missão que acontece cada ano em julho, na Diocese da Barra.

Coordenador do Conselho Missionário Arquidiocesano (COMIDI), Pe. Iseldo Scherer destacou a importância destas formações para o povo de nossas comunidades, e a dinamicidade e alegria do assessor que revigorou também a ele. O coordenador do COMIDI ainda disse que os participantes devem partilhar em suas paróquias e comunidades sobre a vivência e conhecimento que receberam estes dias, se possível nas reuniões do CPP, CPC e de Forania.

A finalização da formação aconteceu com a celebração da Santa Missa.

Por Zenir Gelsleichter
Secretaria de Animação Missionária da Arquidiocese de Florianópolis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA