Com música de maestro de Florianópolis, CNBB divulga hino da Campanha da Fraternidade 2022

>
>
Com música de maestro de Florianópolis, CNBB divulga hino da Campanha da Fraternidade 2022

Oficialmente na última quarta-feira, 6 de outubro, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) apresentou o videoclipe do hino oficial da Campanha da Fraternidade 2022, a expressão musical da mensagem que se quer fazer ecoar por meio do tema da Campanha “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26). 

De autoria de Eurivaldo Silva Ferreira, a letra do hino da Campanha da Fraternidade 2022 aborda a educação na formação integral da pessoa humana e destaca em seu refrão a imagem de Cristo que “fala com sabedoria e ensina com amor”, cuja vida em total maestria é pra nós luz, caminho, vigor”.

“E quem fala com sabedoria
É Aquele que ensina com amor,
Sua vida em total maestria
É pra nós luz, caminho, vigor” (Refrão do Hino da CF 2022).

Já Miguel Philippi que é regente dos corais Associação Santíssima Trindade (Trindade), Coral Nossa Senhora da Lapa (Ribeirão da Ilha) e Coral São Francisco de Assis (Jurerê), é o compositor da música do hino oficial da Campanha da Fraternidade 2022. Ele também foi convidado a dirigir toda a produção da música e do CD da Campanha deste ano.

“Primeiramente, achei muito interessante a escolha do tema, Fraternidade e Educação. E o texto escolhido para vir a ser o Hino da Campanha foi muito bem preparado. Assim que foi lançado o concurso para a música, decidi que deveria enviar uma sugestão.”, conta o maestro.

Foto colorida dp maestro Miguel Philippi, em uma apresentação no palco.
Miguel Philippi, de Florianópolis, é o compositor da música do hino da Campanha da Fraternidade 2022.

Para participar, Miguel Philippi estudou todos os critérios apresentados, como melodia simples, caráter vibrante, com a referência do ressoar de “trombetas e clarins” do salmo 47, entre outros. Com a música composta, ele fez sua gravação e enviou, já com arranjos vocais e instrumentais. “Foi uma grande surpresa receber a notícia de que a música foi contemplada, do Irmão Fernando, assessor do Canto e Música Litúrgica da Comissão Episcopal Pastoral para Liturgia da CNBB. E foi também uma surpresa receber o convite para dirigir toda a produção da música e do CD da Campanha deste ano. Deu bastante trabalho realizar toda a captação das vozes, instrumentos, e toda a edição, mas foi uma grande satisfação poder apresentar o hino exatamente da forma como fora concebido”, complementa.

Para os solos vocais do hino, ele convidou Cristian Gonçalves e Débora Almeida. Por intermédio do seu irmão, Günter, inserido no meio de produção musical em São Paulo, participaram da gravação o baterista Erik Vinticinco, e o trompetista Azeitona. A mixagem e masterização foi feita por Eudes Freitas. Para o restante do CD, a Maestrina Najla Santos também contribuiu com os vocais, e participaram o organista Vanderlei Jochen e o violonista Reginaldo Pereira de Almeida.

Foi da Arquidiocese de Florianópolis também que vieram as vozes do CD. “Gravamos também os corais com os quais trabalho, que me acompanham e apoiam desde os primeiros passos da jornada musical: Associação Coral Santíssima Trindade, Coral Nossa Senhora da Lapa – Vozes do Mar, Coral São Francisco de Assis, e mais alguns cantores convidados do Coral Bom Jesus de Nazaré. Todos se uniram sob o nome Coral Cantos da Ilha, totalizando 73 cantores. As vozes foram captadas individualmente no auditório da Paróquia Santíssima Trindade, na capital, que gentilmente cedeu o espaço”, detalha Miguel.

A todos estes participantes e apoiadores, aos que não foram mencionados, meus agradecimentos. Agradeço também à minha família, amigos, e às comunidades paroquiais de São Bonifácio, Santíssima Trindade, Nossa Senhora de Guadalupe, Nossa Senhora da Lapa, pelo entusiasmo compartilhado comigo por esta música.
O Hino foi um trabalho de muitas mãos. Que ecoe em todos os cantos. Apresente a todos a reflexão preparada pelos nossos bispos para a Campanha da Fraternidade de 2022. Não se pode mensurar a importância desta campanha para o Brasil. Certamente, já ajudou muitos fiéis a reafirmarem seu compromisso com o Evangelho a cada quaresma. É neste tempo que a Igreja convida todos à mudança de vida, aprendendo com Cristo, na “escola da sua existência”. É uma satisfação saber que posso dar esta pequena contribuição à tão grandiosa obra.

Ficha técnica (créditos):

Letra: Eurivaldo Ferreira
Música: Miguel Philippi
Arranjos, instrumentação, regência: Miguel Philippi

Solistas: Cristian Gonçalves, Débora Regina Reis de Almeida
Bateria: Erik Lincoln Vinticingo

Coro: Coral Cantos da Ilha – Florianópolis

Sopranos: Ana Klara Ramos Exposto, Bernadete Elibio de Souza, Denecy Mortari, Denise Pinto Turnes, Elna de Oliveira Silva, Gabriela Amarilho, Irene Píres Barbosa, Isaete Maria Ricardo, Ivanilma Perpétuo Braga, Leda Juliana Dandrea Ramos, Lisete Schaefer Besen, Marciria Silva Burin, Maria da Gória Dandolini Pereira, Maria Enísia Santana Exposto, Maria Marculina Cordeiro, Maria Neuman Teles Lobo Tolomini, Maria Tessarolo Pacheco, Maristela Schneider Vettorazzi, Patrícia Maria Campos Ribeiro, Regina Célia Costa da Silva do Nascimento, Renata Rodrigues Pereira de Freitas, Renata Silveira Caldeira de Andrada Ferla, Rosana dos Santos Teodoro, Scheila Maidl dos Passos, Valquiria Maria da Rocha Azevedo.

Contraltos: Adriane Cristina de Andrade, Ailce Frelich, Ana Paula Beltrame, Andrea Carla Cardeal de Araújo, Andrelisa Maria Barbosa Ferreira,Claudete Fraga, Claudia Beatriz de Lima Ribeiro, Elisabete Sturmer, Genecy Botelho Martins, Heloisa Rocha de Araújo Barbosa, Kayalanne Aparecida Costa Bezerra do Nascimento, Lucila Buss Effting, Maria Bernadete Werlang Pagel, Maria das Graças Matos de Freitas, Maria Isabel Werner Moreira, Najla Elisângela dos Santos, Nezeli Firminia Pires, Ondina Martins Vaz Miranda, Rosely Helena Supriano, Tania Maria de Carvalho Parise, Terezinha Maria da Silveira Costa.

Tenores: Aurelio Ricardo, Ivo Tolomini, João delCanale, José de Lima dos Santos, Luís André Parise, Luís Eduardo Parise, Reginaldo Moacir Bento, Roberto Bertoglio, Rodrigo Charleaux do Nascimento, Roque Paulo Kreutz, Rubem Ernani Grotto, Tadeu Nobre Formiga, Tomazo Silva Burin, Wilson Tadeu Besen.

Baixos: Adari Vavassori, Antônio de Viveiros Liberal, Heitor Roberto Fontana, João Carlos da Silva Azevedo, Luiz Rosa dos Reis, Nelson Trombotto, Pedro Mateus Barbosa Ferreira, Pedro Paulo Ferreira, Valdir dos Santos.

Da redação, com informações da CNBB.

Coral Cantos da IlhaSetor de Música e Canto Litúrgico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA