Participantes da Ampliada das CEBs e GRF celebraram com a comunidade São Cristóvão no sábado, 21 (Foto: Marcelo Luiz Zapelini/Agência Sul 4)

Participantes da Ampliada das CEBs e GRF celebraram com a comunidade São Cristóvão no sábado, 21 (Foto: Marcelo Luiz Zapelini/Agência Sul 4)

Na Ampliada Regional das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e Grupos de Família e Reflexão (GRF), em Chapecó, de 19 a 21 de fevereiro, 50 delegados das dioceses catarinenses, exceto Joaçaba, definiram que as inscrições para o 12º Encontro Estadual deverão ser feitas pelas dioceses até 03 de maio.

O evento, que acontece de 20 a 22 de maio, terá tendas temáticas em comunidades ao redor de Chapecó. Os assuntos envolvem condomínios, migração, periferias, centros urbanos, campo e litoral. De acordo com Sandra Mohr, representante da Diocese de Chapecó na coordenação do 12º Encontro, “as tendas estarão em locais que, mais ou menos, condizem com o seu tema. Por exemplo, a tenda sobre o mundo do campo estará em Nova Itaberaba, o berço do Movimento de Mulheres Camponesas”.

A proposta é que os participantes celebrem com as comunidades e usem a criatividade para elaborarem peças artísticas para a partilha com as outras tendas, no dia 22.

ampliada_cebsA coordenação das CEBs e dos GRF apresentou o texto-base, que analisa os temas a partir da metodologia “ver-julgar-agir na fé”. “Procuramos contemplar várias realidades urbanas que exigem uma resposta evangelizadora. Incluímos a realidade do campo porque a maioria de nossas cidades são “rurbanas”, o que acontece no campo impacta diretamente na cidade, como o êxodo rural, que incha as periferias”, explicou padre Reneu Zortea, coordenador regional da CEBs.

O impresso de 64 páginas chegará aos grupos para formação dos delegados, mas poderá também ser usado na formação permanente de lideranças. Os encontros diocesanos acontecerão em abril nas dioceses de Lages (6), Chapecó (16), Blumenau (16), Tubarão (16) e Criciúma (30). Na Arquidiocese de Florianópolis, o encontro de formação sobre o texto-base para os 50 delegados será no dia 17 do mesmo mês.

Fonte: Agência Sul 4 CNBB

Seu endereço de email não será publicado. Os campos marcados com * são obrigatórios

*