Coletiva de imprensa sobre Campanha da Fraternidade 2019 ocorre no dia 06 de março

>
>
Coletiva de imprensa sobre Campanha da Fraternidade 2019 ocorre no dia 06 de março
Coletiva de imprensa da CF 2018

Na Quarta-feira de Cinzas, 6 de março, o Arcebispo Metropolitano, Dom Wilson Tadeu Jönck, scj, concede uma coletiva de imprensa para o lançamento da Campanha da Fraternidade 2019 que tem como tema “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema  “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1,27). A coletiva será às 09h30, na Cúria Metropolitana (Rua Esteves Júnior, 447 – Centro). 

Presenças confirmadas na coletiva:

– Secretária de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, Maria Elisa da Silveira de Caro

– Articulador da Pastoral do Migrante no Estado de Santa Catarina, Pe. Marcos Mario Bubniak, CS

– Secretário Executivo da Ação Social Arquidiocesana, Fernando Anísio Batista

– Conselheira Titular do Conselho Municipal de Saúde (Florianópolis), Conselho Estadual de Saúde e Conselho Estadual de Assistência Social, Leonilda Delourdes Gonçalves

– Conselheira representante do Conselho Nacional de Assistência Social, Solange Bueno

– Tesoureira da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) e da Associação Beneficente São Dimas (ASBEDIM), e voluntária da Pastoral Carcerária, Leila Pivatto.

– Representante da Controladoria Geral da União (CGU)

A Campanha

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da Campanha da Fraternidade (CF) 2019, quer estimular a participação de todos em políticas públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja, para fortalecer a cidadania e o bem comum. A ação terá início em todo o país na Quarta-feira de Cinzas, 6 de março, e busca mostrar como são formuladas e aplicadas as políticas públicas estabelecidas pelo país.

Conteúdo

No texto-base da CF, tem-se que Políticas Públicas são ações e programas desenvolvidos pelo Estado para garantir e colocar em prática os direitos que são previstos na Constituição Federal e em outras leis.

A Constituição de 1988 possibilitou a participação direta da sociedade na elaboração e implementação de Políticas Públicas através dos conselhos deliberativos, que foram propostos por leis complementares em quatro áreas: criança e adolescente, saúde, assistência social e educação.

O tema deste ano impacta diretamente na vida dos brasileiros. Falar de “políticas públicas” não é “falar” de “política” ou de “eleições”, mas significa se referir a um conjunto de ações a serem implementadas pelos gestores públicos, por ONGs, voluntários e todos os cidadãos com vistas a promover o bem comum, na perspectiva dos mais pobres da sociedade.

O Papa Francisco afirma que as políticas públicas “nos recordam que a nossa fé se traduz em atos concretos e quotidianos, destinados a ajudar nosso próximo no corpo e no espírito sobre os quais havemos de ser julgados: alimentá-lo, visitá-lo, confortá-lo, educá-lo”. Portanto, participar das discussões e execução das políticas públicas é ajudar a construir uma verdadeira fraternidade e resgatar a dignidade dos irmãos.

Refletir sobre políticas públicas é essencial para entender a maneira pela qual elas atingem a vida cotidiana, o que pode ser feito para melhor formatá-las e quais as possibilidades de se aprimorar sua fiscalização.

Serviço

Coletiva de imprensa

Lançamento da Campanha da Fraternidade 2019

06 de março

09h30

Cúria Metropolitana

Rua Esteves Júnior, 447 – Centro

Florianópolis

Arquidiocese de FlorianópolisCampanha da Fraternidade 2019cnbbColetiva de imprensaFraternidade e Políticas Públicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA