CNBB tem nova formação para o quadriênio 2019-2023

>
>
CNBB tem nova formação para o quadriênio 2019-2023

A nova formação da CNBB, eleita na Assembleia Geral, define
a nova presidência geral

“Nosso olhar deve permanecer voltado para os mais pobres, fortalecendo nossas ações no exercício da caridade, do amor, na busca da justiça, imprescindível para a construção da paz” – com essas palavras, o Arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, recebeu o comunicado de sua eleição para a presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para os próximos quatro anos, durante a realização da 57ª Assembleia Geral, em Aparecida (SP), na tarde da segunda, 6 de maio.

Dom Walmor sucede ao Arcebispo de Brasília (DF), o Cardeal Dom Sérgio da Rocha. A cerimônia de posse acontece na manhã da próxima sexta-feira, 10 de maio.

Vice – Presidente

O Arcebispo de Porto Alegre (RS), Dom Jaime Spengler, foi eleito como primeiro vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Ele foi escolhido no terceiro escrutínio por maioria absoluta do total de 301 votantes.

Ao aceitar o cargo Dom Jaime disse: “Com temor e tremor, acolho”. Dom Jaime substitui Dom Murilo S. R. Krieger, Arcebispo Primaz do Brasil, da Arquidiocese de Salvador (BA).

2º Vice-Presidente

O segundo vice-presidente é o Bispo de Roraima, Dom Mário Antônio da Silva. Ele afirma aceitar a indicação com confiança e em nome do povo da Amazônia.

Secretário Geral

Foi eleito na manhã desta terça-feira, 07, o novo secretário-geral da Conferência Nacional dos dos Bispos do Brasil (CNBB): trata-se do Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro (RJ), Dom Joel Portella Amado.

Eleito no segundo escrutínio, o sucessor de Dom Leonardo Steiner, que ocupou o cargo por dois quadriênios, é natural do Rio de Janeiro.

Ele acetou a eleição e disse: “na comunhão com Dom Walmor, Dom Jaime e Dom Mário, a minha resposta é sim!”.

Leia também:

Como é feita a eleição da CNBB?

Dom Walmor Azevedo, Arcebispo de Belo Horizonte (MG), é eleito novo presidente da CNBB

Novas diretrizes da Igreja no Brasil 2019-2023 são aprovadas pelo episcopado

Com informações de: CNBB, Regional Sul 4 e A12

57AGAparecidacnbbNova presidênciaquadriênio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA