Em evento promovido na quinta-feira, 29 de junho, no auditório do Senai de Tijucas, o Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas dos Rios Tijucas e Biguaçu, e bacias contíguas (Comitê Tijucas-Biguaçu) reuniu mais de 50 participantes para o curso de Capacitação Água Vida: Vida Nova – formando multiplicadores ambientais.

O curso realizado em parceria com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Universidade do Vale do Itajaí (Univali) ainda contou com importante saída de campo: ao ponto de captação de água da Itinga; e a Foz do Rio Tijucas.

Participaram do evento estudantes, professores e líderes comunitários, bem como técnicos da área ambiental e representantes políticos de Tijucas e região. Adalto Gomes e José Leal Silva Junior representaram o Comitê Tijucas-Biguaçu, e ainda o poder executivo municipal tijuquense. Também marcaram presença o assessor parlamentar federal Vânio César, de Itapema; e o deputado estadual Padre Pedro Baldissera. Pela Associação Caminho das Águas (Acat), presente Sandra Tiezerini.

Entre os temas debatidos nas palestras destacam-se: a percepção acerca do uso, preservação e problemáticas da água em nossa região; a gestão participativa das águas; a Bacia Hidrográfica como unidade de gestão das águas; e também um amplo debate sobre a construção de conceitos em recursos hídricos e qualidade da água.

Todos os anos, o Comitê Tijucas-Biguaçu promove concursos de redação e desenho com a comunidade escolar da Bacia Hidrográfica, além de uma maratona fotográfica que tem por objetivo revelar talentos na região. Em 2016, o comitê utilizou o tema da Campanha da Fraternidade da CNBB “Água e esgoto: qual é nossa responsabilidade”, provocando um debate sobre o uso e reuso da água nos 14 municípios onde presta relevante trabalho socioambiental desde sua fundação em 2001. No mesmo ano o comitê apresentou proposta, vencendo o edital promovido pelo Fundo Ecumênico da CNBB para realização de dois cursos de capacitação em nossa região hidrográfica.

No dia do Rio Tijucas, do pescador, e de São Pedro, o público presente assistiu ao vídeo-documentário sobre as práticas e ações socioambientais do Comitê Tijucas-Biguaçu; e pode visitar áreas importantes como a captação de água no bairro da Itinga, atividade essa coordenada pelos técnicos do comitê com apoio de Letícia Tommasi e Carolini Machado Rublo da Cruz, do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Samae) de Tijucas. Seja na captação de água da Itinga, quanto na foz do Rio Tijucas foram coletadas amostras de água e realizados testes ministrados pelas professoras Camila Búrigo Marin e Isadora Zincke, da Univali.

Próximo curso

O Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas dos Rios Tijucas e Biguaçu e Bacias Contíguas juntamente com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) convidam a todos professores, estudantes, catequistas, lideranças comunitárias e religiosas, gestores públicos, jovens e demais pessoas afins às causas ambientais, econômicas e sociais a participarem da ​segunda edição da ​Capacitação Água Vida:Vida Nova – Formando Multiplicadores Ambientais.

A Capacitação acontecerá no dia 20​  de ju​lho​,​ das 08h30 às 17h30, no auditório ​da Prefeitura Municipal de Antônio Carlos. Na parte da manhã estão previstas diversas atividades de cunho teórico e na parte da tarde, uma saída a campo para continuação da aprendizagem.
A programação completa pode ser conferida em:goo.gl/bUjDKF
As inscrições são gratuitas e incluem certificado de participação, material de apoio, refeições e deslocamento na saída a campo.
Participe! Garanta já sua vaga inscrevendo-se clicando aqui!
Inscreva-se já em goo.gl/bUjDKF!

Por Comitê Rio Tijucas

Seu endereço de email não será publicado. Os campos marcados com * são obrigatórios

*