CNBB e Cáritas lançam campanha SOS Haiti

>
>
CNBB e Cáritas lançam campanha SOS Haiti

cartao-sos-haiti-furacao-600Segunda iniciativa de apoio ao país irá destinar recursos para vítimas de furacão

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Cáritas Brasileira lançaram em outubro, uma campanha SOS em solidariedade às vítimas do furacão Matthew, que atingiu o Haiti, no dia 4 de outubro. Estima-se que um milhão de pessoas tenham sido afetadas pelas tempestades e que o número de mortes possa passar de 1 mil. Este foi o pior desastre enfrentado pelo país desde o terremoto de janeiro de 2010, quando mais de 300 mil haitianos e haitianas morreram. Ainda hoje há dezenas de milhares de pessoas vivendo em barracas devido às consequências do terremoto, o que agrava ainda mais a situação do país com a passagem do furacão Matthew.

Os recursos arrecadados com a campanha serão destinados a ações de urgência, como o fornecimento de água potável, alimentos, cobertores, kits de higiene, lonas e tendas. Será dada prioridade de atendimento às pessoas em abrigos improvisados, mulheres grávidas, crianças e adultos com deficiência física. Com este apoio, também pretende-se ajudar na reconstrução de casas, escolas e outras estruturas que busquem melhorar as condições de vida da população.

Mobilização

A Caritas Internationalis lançou um Apelo Internacional em auxílio às comunidades afetadas, destinando 250 mil euros para o atendimento às vítimas com alimentos, água potável, produtos para purificar a água disponível nas localidades, cobertores e kits de higiene. Nesta fase de atendimento emergencial às vítimas, a Cáritas Haiti está atuando junto às comunidades atingidas nas cidades de Jérémie e Les Cayes, no sudoeste do país, e em Jacmel e Nippes, a oeste e noroeste. A prioridade de atendimento nos abrigos improvisados é dada às mulheres grávidas, às crianças e aos adultos com deficiências físicas. Já a Catholic Relief Services (CRS), que possui sede nos Estados Unidos e também integra a confederação Cáritas, está atuando em Les Cayes e em outros países do Caribe também afetados pelo furacão.

Desde 2010, a CNBB e a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) mantêm um Projeto Missionário intercongregacional no Haiti. Seis religiosas desenvolvem atividades a partir eixos de geração de renda e economia solidária, formação e saúde. Em cada eixo há projetos específicos. O eixo de Geração de renda e economia solidária beneficia cerca de 500 pessoas com os projetos das cozinhas comunitárias, fabricação de doces e salgados, horta comunitária, cursos de corte, costura e bordado e artesanato. O eixo de formação compreende o trabalho na mudança de mentalidade das pessoas em relação aos traumas e conflitos que surgiram após a tragédia de 2010. Neste caso, é dada atenção psicológica e psicopedagógica aos participantes dos projetos. Ainda no âmbito da formação, é oferecido pelas irmãs aprendizado em arte e música.

Colabore

Dioceses, paróquias, comunidades, congregações, escolas e todas as pessoas de boa vontade podem colaborar com a campanha SOS em solidariedade às famílias haitianas. As ajudas financeiras podem ser depositadas nas seguintes contas, administradas pela Cáritas Brasileira:

Banco do Brasil
Agência: 3475-4
Conta Corrente: 33781-1

Caixa Econômica Federal
Agência: 1041
Operação: 003
Conta Corrente: 3943-9

CNPJ da Cáritas Brasileira: 33.654.419.0001/16

Por: CNBB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA