CF 2019 é homenageada pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina

>
>
CF 2019 é homenageada pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina
Foto: Franklin Machado/CNBB Sul 4

A Campanha da Fraternidade 2019 foi homenageada na noite desta segunda-feira, 11 de março, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC). A Sessão foi uma proposição do deputado estadual padre Pedro Baldissera (PT-SC), e aconteceu no plenário Deputado Osni Régis. Estiveram presentes os bispos do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padres, religiosos e religiosas, seminaristas e leigos e leigas vindos de todo o estado de Santa Catarina.

Foto: Franklin Machado/CNBB Sul 4

A Campanha da Fraternidade, que acontece em toda a Igreja no Brasil, desde 1964, tornou-se uma importante manifestação de evangelização libertadora, provocando, ao mesmo tempo, a renovação da vida da Igreja e a transformação da sociedade, a partir de problemas específicos, tratados à luz do Projeto de Deus. Em 2019, com o tema ‘Fraternidade e Políticas Públicas’ e lema ‘Serás libertado pelo direito e pela justiça’ (Is 1, 27), a Campanha visa alertar a todos, em especial aos cristãos católicos, sobre a importância e, ao mesmo tempo, o descaso com a efetivação das políticas públicas.

Deputado padre Pedro Baldissera. Foto: Franklin Machado/CNBB Sul 4.

O proponente da Sessão, deputado padre Pedro Baldissera, em seu discurso, logo após a abertura do evento, apresentou a Campanha da Fraternidade como um momento único de reflexão sobre as Políticas Públicas, que quando bem planejadas, gera vida a todos. “As Políticas Públicas serão efetivadas quando se ampliar a participação da população na implementação e execução das mesmas. A Igreja, através da Campanha da Fraternidade quer mostrar que é possível buscar soluções públicas para problemas públicos”, disse o deputado.

Padre Pedro também apresentou o papel do Estado como gerador e cumpridor das Políticas Públicas. Ele disse ainda que a sociedade tem um papel fundamental neste processo, pois o que é público é para o bem comum. “Educação, saúde e moradia, não podem gerar ganância. Muitos dos caminhos encontrados pela sociedade são paliativos, por exemplo, quando observamos que em nosso país a violência é aparentemente resolvida com grades, gerando ainda mais violência”, completou.

Dom João Francisco Salm. Foto: Franklin Machado/CNBB Sul 4.

O bispo de Tubarão e presidente do Regional Sul 4 da CNBB, dom João Francisco Salm, também discursou no plenário da Assembleia Legislativa. Segundo dom João, “a Campanha da Fraternidade é um grande apelo para a superação da indiferença pela conversão do coração”. “A falta de sentir o outro, a incapacidade de compadecer-se e a preocupação somente consigo próprio são atitudes que não deixam perceber a realidade que está diante dos olhos; além disso, bloqueiam qualquer iniciativa que poderia resultar em adequadas políticas públicas”, disse o bispo.

Dom Salm ainda citou o Texto-Base da Campanha da Fraternidade que utilizou na sua construção o aprofundamento na Doutrina Social da Igreja, evidenciando o papel dos leigos e leigas da participação consciente na sociedade. De acordo com o bispo, “o Texto-Base da Campanha da Fraternidade lembra que a Doutrina Social da Igreja que nasce da Sagrada Escritura e da fé viva da Igreja, evidencia a necessidade de uma participação ativa e consciente dos cristãos leigos e leigas na vida da sociedade; e que um Governo democrático deve envolver todos os sujeitos da sociedade civil em seus diversos níveis, de modo que todos sejam informados, ouvidos e envolvidos no que se refere ao bem comum, em um processo de democracia participativa”

Leia na íntegra a discurso de dom João Francisco Salm na Sessão Especial em homenagem à Campanha da Fraternidade 2019.

Professor Célio Vanderlei Moraes. Foto: Franklin Machado/ CNBB Sul 4.

A Sessão Especial contou ainda com um momento formativo com a colaboração do professor Célio Vanderlei Moraes, psicólogo e mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Em sua fala, o professor apresentou a todos os participantes os objetivos específicos da Campanha da Fraternidade 2019, trazendo dados e fatores que aproximaram ainda mais a necessidade de se aprofundar a reflexão sobre as Políticas Públicas na atual conjuntura em que vive o país.

Homenagens

Como de costume, a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, homenageia entidades, organizações e pessoas que em sua vida, são envolvidas nas lutas pelo povo e que transpassam pela temática da Campanha da Fraternidade. Neste ano de 2019 os homenageados foram:

  • CNBB Regional Sul 4 – na pessoa de dom João Francisco Salm.
  • Prudente José Silveira Mello.
  • Doutor João Marcos Buch.
  • Doutora Ana Lúcia de Andrade Hartmann.
  • Padre Ângelo Bussolo.
  • Daiszi Volpato.
  • Írma Kniess.
  • Doutora Maria Dalila Pedrini.
  • Lideranças Leigas Inseridas nos espaços de Políticas Públicas – Na pessoa de Joseanair Hermes.
  • Instituto Gentes de Direito – Na pessoa de Luzia Maria Cabreira.
  • Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular – Na pessoa de Jilson Carlos Souza.
  • Pastoral do Migrante – Na pessoa de padre Marcos Mário Bubniack.
  • Escola de Fé e Política da Diocese de Tubarão – Na pessoa de Antônio Carlos da Silva Gonçalves.
  • Pastoral da Aids – Na pessoa de Daniete da Rosa.
  • Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina – Na pessoa de Gelson Nezi.
  • Conselho Estadual de Direitos Humanos – Na pessoa de Karina Euzébio Gonçalves.
  • Casa de Apoio São José – Na pessoa de padre Almir José Ramos.
  • Fórum Estadual de Economia Solidária – Na pessoa de Leila Andresia Severo Martins.
  • Idelvino Luiz Furlaneto – In memoriam.
  • Vereador Marcelino Chiarello – In memoriam.
  • Padre Luiz Facchini – In memoriam.
  • Padre Dilmar Sell – In memoriam.
  • Desembargador Lédio Rosa – In memóriam.
  • Idalina Maria Boni – In memoriam.

Apresentação Cultural

Alunos do Centro Educacional Marista de São José (SC). Foto Franklin Machado/CNBB Sul 4.

Também estiveram presentes na Sessão Especial os alunos do Centro Educacional Marista da cidade de São José (SC). Acompanhados de professores, o grupo fez uma apresentação musical, com vozes e instrumentos, interpretando a música ‘Pesadão’, da cantora carioca, Iza. Os alunos também realizaram entrevistas para o canal no Youtube que o Centro Educacional possui, o TVQ (Te Vejo na Quinta).

Confira outras fotos da Sessão Especial clicando aqui.

Por CNBB Sul 4

AlescCampanha da FraternidadeCFPolíticas Públicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA