Caminha pela paz, no Dia Nacional de combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes

>
>
Caminha pela paz, no Dia Nacional de combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes

Centro Educacional Marista São José realizará ações para discutir meios de diminuição dos índices de violência e abusos sexuais. 

No Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, marcado para 18 de maio, uma escola de São José está se mobilizando para discutir meios de diminuição dos índices de violência e abusos sexuais. De acordo com o Disque 100, principal canal de comunicação para realização de denúncias, em 2017 no Brasil, cerca de 20.330 denúncias estiveram relacionadas a abusos e explorações sexuais contra crianças e adolescentes. Em Santa Catarina, a central computou 584 denúncias de abuso sexual e 176 de exploração.

O debate para o enfrentamento e a superação das múltiplas violências deve ser abordado por todos; família, escola, conselhos e órgãos municipais e estaduais. Pensando nisso e com objetivo de envolver a comunidade educativa, em uma proposta integrada ao território, provocando-os a serem agentes de construção de uma cultura da paz, o Centro Educacional Marista São José, localizado no bairro Serraria, o maior colégio eleitoral do município de São José, promove no dia 18 de maio, diversas ações voltadas para a superação da violência, em consonância com a Campanha da Fraternidade deste ano.

Como integrante da Rede Marista de Solidariedade, que atua em cinco estados brasileiros, através da educação e defesa de direitos das crianças e adolescentes, o Centro Educacional Marista São José lança a “Campanha Defenda-se!”, com diversas atividades programadas durante todo o dia.

Na parte da manhã, a história de “Pipo e Fifi”, livro infantil premiado pela abordagem sobre os cuidados com corpo e pelo formato voltado para crianças. Será contada para educandos do primeiro ano do Ensino Fundamental.

no período da tarde, será realizada uma Caminhada pela Superação da Violência, que contará com a participação de aproximadamente 500 crianças e jovens, das seis principais escolas da região. A caminhada terá seu início às 15h, em frente ao Centro Educacional Marista São José e a concentração final será no Parque do Araucária, onde acontecerão apresentações culturais como declamações de poesia, músicas ao vivo e apresentações de dança.

Ao final do dia, às 18h25, a Roda de Conversa com Grayce Franzemann, sobre violência sexual e como superá-la, reunirá educandos do primeiro ano do ensino médio para refletir sobre o assunto.

Serviço 

Caminhada pela Superação da Violência

18 de maio

15h

Local: Centro Educacional Marista São José – R. Nossa Sra. dos Navegantes, 2302  – bairro Serraria, São José.

Mais informações: (48) 3258-0964 – Igor Santos da Silveira / Aux. de comunicação.

Programação completa para o dia 18 de maio

10h15 – Contação da história “Pipo e Fifi”,  para crianças dos primeiros anos do ensino fundamental. Livro infantil premiado pela abordagem sobre os cuidados com corpo.

14h – Contação da história “Pipo e Fifi”,  para crianças dos primeiros anos do ensino fundamental

15h – Caminhada em direção ao Parque Linear do Araucária (Saída das escolas)

15h30 – Concentração / abertura e apresentações musicais, dança e poesia

16h – Grito pela Paz

17h – Retorno para as escolas

18h25 – Roda de conversa com Grayce Franzemann e educandos dos primeiros anos do ensino médio, sobre a temática “Violência sexual e como superá-la”

Por Igor da Silveira / Comunicação Marista SJ

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA