Comunidade bombinense prepara 90ª edição da Festa de Nossa Sra. dos Navegantes

No sábado, 2 fevereiro, acontece o festejo em honra de Nossa Senhora dos Navegantes, Padroeira de Bombinhas, na Comunidade homônima no bairro Centro. Este ano a festa agrega a III Campanha das Talhas de Caná com celebrações todas as noites, a partir de 26 de janeiro até 1º de fevereiro, e culmina num dia inteiro dedicado à padroeira dos bombinenses e dos pescadores, no dia 2 de fevereiro com: missa, almoço festivo, procissão por terra e mar e confraternização da comunidade ao final do dia.

A Campanha das Talhas é relativa ao primeiro milagre de Jesus, nas bodas de Caná da Galileia, quando transforma água em vinho a pedido de sua mãe Maria. Todas as noites a comunidade estará em oração por algum segmento em especial, e os fiéis que o desejarem podem levar seus pedidos anotados num papel e haverá um momento propício da Missa em que será adicionado na talha respectiva daquela noite, e todos clamarão pelos pedidos unificados.

O festejo a Nossa Senhora dos Navegantes iniciou em 1929, é bastante arraigado nas famílias, com o repasse de geração à geração. A realização é de responsabilidade da Capela de Nossa Senhora dos Navegantes, fundada em 1968, com a participação das seis comunidades da Paróquia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição. É padrão os festeiros, num total de mais de 120 casais, estarem distribuídos pela península, que estendem o convite a população em geral e visitantes para celebrar a Rainha do mar, dos pescadores e de Bombinhas.

O quê: Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, Padroeira de Bombinhas, e III Campanha das Talhas de Caná

Quando: de 26 de janeiro a 2 de fevereiro

Dias 26, 27, 28, 29, 30 e 31 de janeiro e 1º de fevereiro

20h – Missa

Dia 2 de fevereiro

10h – Missa

12h – almoço (churrasco a R$ 30,00 e galeto a R$ 25,00, ambos com guarnição)

15h30 – Oração do Terço

16h – Procissão por terra e mar

18h – Confraternização da Comunidade

Onde: Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes

Endereço: Av. Vereador Manoel José dos Santos, 706, esquina com a rua Pescada Branca, Centro.

Realização: Comunidade de Nossa Senhora dos Navegantes – Paróquia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição

Por Márcia Cristina Ferreira

Coordenadora da Pastoral da Comunicação

Paróquia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição

 

 

Seu endereço de email não será publicado. Os campos marcados com * são obrigatórios

*