Beatificação de Pe. Francisco Maria da Cruz Jordan, fundador da Família Salvatoriana

>
>
Beatificação de Pe. Francisco Maria da Cruz Jordan, fundador da Família Salvatoriana

A Congregação das Irmãs do Divino Salvador presente na Arquidiocese de Florianópolis a muitos anos, de forma especial na administração dos Colégios Salvatorianos Nossa Senhora de Fátima e Padre Jordan, ambos na região continental de Florianópolis e toda a Família Salvatoriana, que se completa com os padres, irmãos e leigos, estão vivendo um tempo de muita alegria e esperança: a Beatificação do Venerável Servo de Deus Padre Francisco Maria da Cruz Jordan, Fundador da Congregação. A cerimônia de sua beatificação acontecerá no dia 15 de maio de 2021, na Basílica São João de Latrão, em Roma, e será presidida pelo Cardeal Ângelo De Donatis, Vigário-Geral do Papa Francisco para a Diocese de Roma contando com reduzida presença da Família Salvatoriana, devido a atual situação da pandemia. Os brasileiros poderão acompanhar transmissão desta Solene Celebração através da TV Aparecida, às 5h30min do dia 15.05, horário de Brasília.

O Milagre

O milagre que eleva Padre Francisco Maria da Cruz Jordan à dignidade de Bem-Aventurado aconteceu no Brasil, na cidade de Jundiaí-SP, em 2014. Um jovem casal, Fernando Ferreira da Silva e Gisele Cardoso Santos Silva, esperava seu primeiro bebê e após várias investigações, foi informado por médicos especialistas que o feto sofria de uma doença óssea incurável: displasia esquelética.  Por serem membros de um grupo de Leigos Salvatorianos, os pais começaram a rezar e pedir a intercessão do Venerável Servo de Deus, Pe. Jordan, convidando outros membros da Família Salvatoriana para juntarem-se a eles em oração. A criança, Lívia Maria Ferreira Santos Silva, nasceu com plena saúde no dia 8 de setembro de 2014, dia do aniversário da morte de Padre Francisco Jordan. No final do ano de 2020, depois de cumprido todo o processo canônico exigido pela Igreja, o Papa Francisco declarou que a Igreja proclamaria Padre Jordan como “Bem-aventurado”.

Sua vida e sua obra

Padre Francisco Maria da Cruz Jordan nasceu em Gürtweil, sul da Alemanha, aos 16 de junho de 1848 e faleceu em 08 de setembro de 1918, em Tafers, na Suíça. Órfão de pai aos 14 anos, Jordan tem que abandonar os estudos para trabalhar e ajudar no sustento da família. Jovem inquieto, corajoso e persistente, luta em busca de seu ideal. Aos 21 anos de idade volta a estudar e com 26 anos inicia seus estudos universitários, e é ordenado sacerdote aos 21 de julho de 1878.

Em 1880 Padre Jordan passou vários meses na Terra Santa. Ali teve uma decisiva experiência de fé. Enquanto seu olhar vagava sobre a Terra Santa, vieram-lhe à mente as necessidades religiosas existentes em toda parte. Mais do que nunca, penetraram em todo o seu ser as palavras da Escritura: “A VIDA ETERNA É ESTA: QUE ELES CONHEÇAM A TI, O DEUS ÚNICO E VERDADEIRO, E AQUELE QUE ENVIASTE, JESUS CRISTO.” (Jo 17,3).

Padre Jordan, após um processo de profundo discernimento da vontade de Deus, fundou em 08 de dezembro de 1881 a Sociedade do Divino Salvador (padres e irmãos salvatorianos). Em 08 de dezembro de 1888, contando com a ajuda de Thereza von Wüllenweber, hoje, Bem-aventurada Maria dos Apóstolos, fundou também a Congregação das Irmãs do Divino Salvador. A participação do laicato no projeto de Jordan esteve desde as origens. Enquanto organização instituída é nomeada hoje como Comunidade Internacional do Divino Salvador. No Brasil, a Família Salvatoriana está presente desde 1896 com os Padres e Irmãos Salvatorianos e, em 1936, aconteceu a chegada das primeiras Irmãs Salvatorianas, vindas da Alemanha. Os grupos de Leigos Salvatorianos surgiram no Brasil em 1986.

Celebrações

15 de maio de 2021

5h30: Missa de Beatificação de Padre Francisco Jordan

Basílica de São João de Latrão – Roma

18h: Missa em Ação de Graças

Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Vila Arens – Jundiaí – SP

*horário de Brasília

* ambas celebrações transmitidas pela TV Aparecida

16 de maio de 2021

11h: Missa em Ação de Graças pelo novo Bem-Aventurado

Basílica de São Pedro – Roma

* transmissão ao vivo no YouTube do Vatican News.

CanonizaçãoPadre Francisco Maria da Cruz JordanSalvatorianosSociedade do Divino Salvador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA