Assista a todas as lives do Ano Jubilar Missionário 2022

>
>
Assista a todas as lives do Ano Jubilar Missionário 2022

Lives promovem vivência e reflexão sobre o papel de cada um nas diversas dimensões do chamado missionário. Confira:

Tema: O Ano Jubilar Missionário
Convidado: Pe. Daniel Rocchetti – assessor da Comissão para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
Na primeira da série de lives, realizada pela secretaria de Animação Missionária em março, Pe.Daniel falou das temáticas que foram celebradas neste ano na Igreja do Brasil, como também a nível internacional, em uma conversa formativa para bem compreendermos e viver o Ano Jubilar Missionário.

Tema: 50 anos do CIMI
Convidado:
Dom Roque Paloschi – arcebispo de Porto Velho (RO) e presidente do Conselho Indigenista Missionário (CIMI).
A segunda live aconteceu no dia dos Povos Indígenas, em 19 de abril. Dom Roque condoziu a reflexão pautada na questão dos povos indígenas e o trabalho que o CIMI realiza junto aos indigenistas na luta por seus direitos e na defesa de seus territórios.

Tema: 200 anos da Pontifícia Obra da Propagação da Fé (POPF)
Convidada:
Ir. Antônia Vânia Alves Sousa – assessora da Secretaria Nacional da Infância e Adolescência Missionária (IAM).
A terceira lives, ocorrida em maio, falou sobre a Pontifícia Obra da Propagação da Fé (POPF) fundada pela Beata Paulina Jaricot. Paulina iniciou o trabalho com os operários de uma fábrica, onde formava grupos de pessoas para rezar e ajudar com uma coleta que depois era enviada aos missionários na China.A partir desta iniciativa que nasceu a Coleta Missionária, e o Dia Mundial das Missões. Paulina Jaricot também é cofundadora, com Dom Carlos Jansen, da Infância e Adolescência Missionária (IAM).

Tema: 50 anos do Documento de Santarém
Convidados:
Dom Raimundo Possidônio, bispo coadjutor de Bragança do Pará e perito no Sínodo da Amazônia – e Dom Evaristo Pascoal Spengler, bispo prelado da Prelazia de Marajó no Pará e presidente do REPAM.
A quarta live contou com a presença de dois bispos da região amazônica que destacaram a importância deste documento na delineação da caminhada da Igreja na Amazônia, levando em conta os desafios, gritos e esperanças dos povos que vivem na região.

Tema: 50 anos do projeto Igrejas-Irmãs
Convidados:
Ir. Elita Jönck das Irmãs da Fraternidade Esperança, Pe. Elias Dela Giustina, de Tubarão, e Pe. Jaime Gusberti, da Diocese de Caxias do Sul (RS).
A ação teve início na Diocese de Caxias do Sul e, nos anos seguintes, foi abraçada pela Igreja de Santa Catarina (Regional Sul 4). A live contou ainda com vários testemunhos de leigos e leigas, sacerdotes e religiosos que participaram do projeto. A partir desta experiência que a Arquidiocese assumiu a Diocese da Barra, na Bahia, como Igreja-Irmã.

Tema: Vocação e Missionariedade
Convidado:
Dom João Salm – bispo de Novo Hamburgo (RS).
No mês das vocações, a sexta live destacou o chamado vocacional e como a vivência da missionariedade acontece a partir do encontro pessoal com Jesus. A live contou com outras participações, como a Ir. Sandra Amado, religiosa comboniana que falou do seu chamado a vida religiosa. O pároco da Paróquia Divino Espírito Santo e fundador da Comunidade Divino Oleiro, Pe. Márcio Vignoli, também testemunhou sobre seu chamado de presbítero e a fundação da comunidade e o trabalho missionário que desenvolve.

Tema: O laicato no Ano Jubilar Missionário
Convidada:
Sônia Gomes Oliveira, presidente do Conselho Nacional de Leigos do Brasil (CNLB).
Em setembro, a pauta da sétima live foi o papel dos leigos no Ano Jubilar Missionário, alpem da sua vocação e ação na sociedade e como são chamados a ser sal e luz, a viver a missionariedade de uma Igreja viva em todos os espaços que estão inseridos.

Próximas lives:

4 de outubro (terça-feira): Natural da Índia, Pe. Joachim Andrade é missionário do Verbo Divino (SDV) e está no Brasil desde os anos 90. Atualmente é professor da PUC em Curitiba e assessor no Centro Missionário Cultural (CCM), em Brasília.

10 de novembro (quinta-feira): Dom Vicente Ferreira é missionário redentorista e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte (MG), acompanhando a Região Nossa Senhora do Rosário, de Brumadinho. Também é bispo referencial da Comissão para a Ação Missionária do Regiona Leste II e secretário da Comissão Especial sobre a Mineração e Ecologia Integral, da CNBB.

6 de dezembro (terça-feira): Dom Luiz Fernando Lisboa é missionário passionista. Foi como missionário Ad Gentes para a Diocese de Pemba, no Moçambique, onde trabalhou por oito anos. Em 2013 foi nomeado bispo desta diocese moçambicana em Cabo Delgado. Em fevereio de 2021, foi nomeado arcebispo e é transferido para a Diocese de Cachoeira de Itapemirim (ES).

Ano Jubilar Missionário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA