ASA realiza Encontro Ampliado de Pastorais, Entidades e Ações Sociais

>
>
ASA realiza Encontro Ampliado de Pastorais, Entidades e Ações Sociais

O último dia 26 de novembro foi marcado pelo Encontro Ampliado das Entidades, Pastorais e Ações Sociais da Arquidiocese de Florianópolis, realizado em São João Batista, na sede da Comunidade Bethânia, e contou com a participação de cerca de 90 pessoas.

Ao chegar em Bethânia, os participantes foram acolhidos pela equipe executiva da Ação Social Arquidiocesana (ASA) e, logo após o credenciamento, foram para o café da manhã preparado pela comunidade. Em seguida, se reuniram no auditório onde o Pe. Jean-Morin Cadet acolheu a todos, apresentou a agenda do dia e convidou o presidente da ASA, Diácono Luiz Paulo Campos, para conduzir a oração inicial.

Na motivação, o presidente da ASA citou um trecho do Evangelho de Lucas (Lc 17,10), que diz que “somos servos inúteis”, afirmando que todo trabalho realizado não deve ser centrado em nós mesmos, mas no outro. Destacou a importância de estarmos vigilantes e a essencialidade da oração. Refletiu que somos chamados a reconhecer a grandiosidade de Deus. “Com o Senhor, conseguimos gerar transformação. Quando reconhecemos que somos pecadores, reconhecemos na oração a grandiosa graça de Deus e, com isso, vem a esperança que inunda nossos corações e nos dá a certeza que todo trabalho social realizado é feito por Ele e n’Ele”, apontou o diácono. Para finalizar, convidou todos à oração e exortou a reconhecer diariamente que o trabalho é realizado em Cristo.

Fé Cristã e os frutos da Caridade para a vida

O professor, pesquisador e escritor Frei Nilo Agonstini, assessor convidado do Encontro Ampliado do Fórum das Pastorais, Entidades e Ações Sociais, trouxe o tema: “Fé Cristã e os frutos da Caridade para a vida”.

Em sua fala, o frei apresentou Cristo como elemento fundante da Caridade Social, reafirmando um Deus de Amor e solidário com a causa dos oprimidos, onde a ação de uma Igreja em saída pode, para além das políticas públicas, serem fundamentadas no Evangelho – um complementando o outro, um não inviabilizando o outro.

Quanto às políticas públicas, lembrou que a Igreja não deve ficar à parte delas, mas participar ativamente de conselhos, fóruns, associações de moradores e outros espaços que sejam efetivamente necessários para melhorar sua atuação com as pessoas: “Somos convocados a ‘cuidar da casa comum’, numa conversão ecológica que implica mudança de rumo, mudança de hábitos, ouvindo o grito que nos vem da criação. Nossa atenção dirige-se às mudanças climáticas, à questão da água, à biodiversidade, às desigualdades planetárias e socioambientais, à intervenção humana destruidora. O desafio é cultivar tanto a ‘ternura, compaixão e preocupação pelos seres humanos’ (LS 91) como a ‘paz, justiça e conservação da natureza’ como três questões interligadas (LS)”. Assim, segundo ele, a ação com as pessoas deve buscar respostas integrais, percebendo o outro em sua integralidade.

Logo após foi celebrada a missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Wilson Tadeu Jönck, e concelebrada pelos presbíteros presentes. Em sua homilia, o arcebispo falou da alegria em encontra-se com todos que trabalham com a dimensão social na Arquidiocese e retomou a reflexão que no “abaixar-se se faz a experiência da caridade” e seguiu dizendo que o nosso trabalho social pode nos mostrar os caminhos de servir nesta perspectiva.

Após a missa, todos se encaminharam ao refeitório para o almoço, preparado pela Comunidade Bethânia, e, logo após, houve um momento de partilha e de mostrar os trabalhos realizados pelas entidades, pastorais, ações sociais. No retorno ao auditório, os participantes foram convidados a falar sobre os trabalhos que realizam. A animação do encontro foi conduzida pelo seminarista Bruno Alves que motivou a todos com belas canções.

No encontro também foi realizado o lançamento do livro Fé e Política, por Dalila Maria Pedrine. O livro foi organizado por ela e por Maria Isabel Lopes Correa e Wagner Silva Correia. Toda renda da venda dos livros será revertida para o Projeto Moradia Primeiro da Arquidiocese de Florianópolis.

Aproximando-se o término do encontro, foi abordada a importância de dar início às reflexões sobre a Campanha da Fraternidade de 2023, que terá como tema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16), com uma leitura sobre a atual situação da fome no Brasil e, em especial, na arquidiocese. 

O encontro foi finalizado com a entrega de uma vela da Campanha “10 mil estrelas” para cada participante e uma bela poesia, escrita pela assistente social da ASA, Simone de Jesus, que a proclamou na ocasião.

Para finalizar a cerimônia de envio, o Diácono Dilney Tadeu Muller concedeu a bênção a todos os participantes e, após o café, todos voltaram para suas casas motivados e animados pela jornada vivida.

Abaixo alguns depoimentos recebidos após o encontro:

Parabéns a está equipe da ASA que não mede esforço para dividir o amor caridade a todas as ações sociais.  Obrigada por tudo que fazem. Pela casa Madre Teresa que o menino jesus possa nascer no coração de cada um de nós o dia foi maravilhoso.
Carmen Terezinha Figueiredo Cruz (Casa Madre Tereza de Itapema)

Quando essa linda menina leu essa poesia eu não consegui conter as lágrimas.  Foi muito lindo, ela ainda por cima tremia as mãos, a voz.
Maria de Souza Moraes (Mariazinha) – Ação Social ASCEBRITO da Enseada do Brito, Palhoça

Foi um encontro lindo, toda minha gratidão pela dedicação e carinho com que foi preparado esse dia. Vim para casa com o coração recarregado do amor de Deus. Parabéns Asa por esse trabalho, que Deus os abençoe. 💝💐
Dalva

Que encontro maravilhoso ❤️ Muito obrigado pela presença e existência de todos. Foi muito bom compartilhar esse dia com todos. Muito obrigado a todos que contribuíram na organização do encontro, principalmente pela acolhida em Bethânia. Como discípulos de Emaus: “não ardia nosso coração enquanto o escutava pelo caminho?”
Fernando Anísio Batista – Secretário Executivo da ASA

Texto: Olga de Oliveira
Fotos: Simone de Jesus e equipe ASA
Floripa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA