ASA lança campanha para Centro de Integração Social Santa Dulce dos Pobres

>
>
ASA lança campanha para Centro de Integração Social Santa Dulce dos Pobres

“Estende a tua mão ao pobre” (Ec 7, 32). Este é o tema da mensagem do Papa Francisco para o IV Dia Mundial dos Pobres. Tendo esta frase como inspiração, a Ação Social Arquidiocesana de Florianópolis (ASA), juntamente com a Faculdade Católica de Santa Catarina (FACASC) e a Arquidiocese de Florianópolis, lança a campanha com o mesmo nome, “Estende a tua mão ao pobre”, que irá auxiliar na manutenção das ações realizadas pelas entidades sociais da Arquidiocese de Florianópolis.

Durante todo o mês de setembro, a FACASC realizou lives semanais com estudo de introdução ao livro do Deuteronômio. A última, no dia 29 de setembro, o secretário executivo da ASA, Fernando Anísio Batista, foi convidado para participar e lançar a campanha de arrecadação como um “gesto concreto”, a partir das reflexões das lives e das motivações propostas pelo Mês da Bíblia 2020. Segundo Fernando, “a proposta é que as paróquias e entidades sociais da Arquidiocese organizem campanhas voltadas a gestos solidários, tendo em vista a continuidade da ação proposta pela Igreja do Brasil, ‘É tempo de cuidar’”.

Projeto da Vila Aparecida é apoiado pela ASA

A instituição apoiada pela ASA é o Centro de Integração Social Santa Dulce dos Pobres, localizado na Vila Aparecida, na região continental de Florianópolis. Trata-se de uma das comunidades com maior índice de vulnerabilidade social da capital. Conta com uma população aproximada de 4 mil habitantes. E precária em infraestrutura, saneamento básico e equipamentos comunitários de esporte e lazer. As condições de saúde, educação e segurança precisam da atenção dos poderes públicos e de toda sociedade.

Assim, os projetos desenvolvidos no Centro buscam a capacitação profissional, geração de renda e integração comunitária. Em meio à pandemia de Covid-19, foi aberta a cozinha comunitária, para atender aqueles que perderam seus empregos e renda, que já distribuiu mais de duas mil refeições. “Essa é uma frente que visa garantir a segurança alimentar e nutricional das famílias da comunidade, neste momento difícil”, afirma o coordenador de Projetos Sociais da ASA, Luciano Leite. Ele explica que todas as ações têm participação efetiva da comunidade e parceria com outras entidades. “Os projetos surgem das demandas trazidas pela própria comunidade e vamos construindo juntos” finaliza Luciano.

ASACentro de Integração Social Santa Dulce dos PobresDia Mundial dos PobresFacascmês da bíbliaSanta Dulce dos Pobres

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA