Artigo:“Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14, 16) – Por Fernando Anísio

>
>
Artigo:“Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14, 16) – Por Fernando Anísio
Horta solidária do Centro de Integração Santa Dulce dos Pobres, na capital.

A pandemia de Covid-19 agravou muito os problemas sociais vividos pela humanidade. O consumismo desenfreado do sistema capitalista representa um risco à humanidade. Evidenciando a ideia de desenvolvimento do século XX, não conseguiu resolver os problemas de desigualdade sociais. Ao contrário, o abismo entre ricos e pobres aumentou ainda mais durante a pandemia. A ruptura entre ser humano e natureza é uma outra grande mazela do consumismo.

Neste momento, também é possível criar no imaginário uma nova forma de ver a sociedade. Que sociedade queremos pós-pandemia? É possível neste momento se permitir a sonhar com um mundo diferente como Jesus sonhou, onde reine a paz, justiça e solidariedade. Para muitos, essa nova sociedade já está em construção, principalmente com a ampliação dos gestos de solidariedade junto às pessoas que mais sofrem durante a pandemia. É tempo de cuidar da fragilidade humana, que requer uma nova aliança com a natureza também. É tempo de construir a sociedade do bem viver.

A raiz da sociedade do bem viver é indígena e refere-se a uma perspectiva de vida dos povos tradicionais, onde não é necessário muito para ser feliz, diferentemente da ideia de desenvolvimento, onde para viver bem é necessário ter muito. No bem viver, o que importa é a vida digna de toda comunidade e a comunhão com a mãe terra e com os antepassados. Ela representa a vivência das primeiras comunidades cristãs, onde tudo era partilhado.

O bem viver é uma proposta de transformação da sociedade, um novo caminho, uma terceira via, que exige uma conversão pessoal para conviver bem com todos, dando resignificado para a vida, onde o ser humano não é o centro de tudo, mas uma parte dentro da casa comum.

Enquanto sinal do Reino de Deus, a sociedade do bem viver já acontece enquanto ela está em construção. A pessoa que se coloca neste novo caminho, já estará vivenciando essa nova sociedade.

Artigo publicado na edição de junho do Jornal da Arquidiocese, pág. 5.

ASAFernando Anísio BatistaJornal da Arquidiocese

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA