Artigo: VI Dia Mundial dos Pobres, por Fernando Anísio Batista

>
>
Artigo: VI Dia Mundial dos Pobres, por Fernando Anísio Batista

Com o tema “Jesus Cristo fez-se pobre por vós” (2 Cor 8,9), o Papa Francisco convida a Igreja a realizar o VI Dia Mundial dos Pobres, renovando o compromisso de solidariedade para com os irmãos necessitados e as inúmeras pobrezas do momento atual, e fazendo uma sadia provocação sobre nosso estilo de vida.

O Dia Mundial dos Pobres vai além da celebração. A mensagem do Santo Padre apresenta elementos de preocupação com as crises vividas por toda humanidade: pandemia, guerras, famílias que são obrigadas a deixar seus países, que atingem a vida de todos, com mais intensidade a dos pobres.

Neste sentido, a prática da solidariedade deve fazer parte do cotidiano de todos, mantendo o olhar fixo em Jesus, que “sendo rico, se fez pobre por vós, para vos enriquecer com sua pobreza” (2 Cor 8,9). Para o Papa, “a solidariedade é precisamente partilhar o pouco que temos com quantos nada têm, para que ninguém sofra. Quanto mais cresce o sentido de comunidade e comunhão como estilo de vida, tanto mais se desenvolve a solidariedade”.

Na Arquidiocese, as paróquias em geral, através de suas ações sociais paroquiais, organizam atividades alusivas ao Dia Mundial dos Pobres: celebrações, palestras, visitas, almoços, lanches, etc. Neste ano haverá também o lançamento em todas as paróquias da IV edição da revista Dimensão Social da Evangelização na Arquidiocese, apresentando as ações de solidariedade realizadas pelas entidades e pastorais sociais.

O papa convida a todos, como membros da sociedade civil, a manter vivo o apelo aos valores da liberdade, responsabilidade, fraternidade e solidariedade. Pedes que, como cristãos, encontremos sempre na caridade, na fé e na esperança o fundamento do nosso ser e da nossa atividade.

Artigo publicado no Jornal da Arquidiocese de Florianópolis, na página 5.

Dia Mundial dos Pobres

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA