Artigo: Sinodalidade e vocação, por Pe. Vitor Galdino Feller

>
>
Artigo: Sinodalidade e vocação, por Pe. Vitor Galdino Feller

Em 2023 a Igreja no Brasil estará vivendo seu terceiro Ano Vocacional, que será celebrado de
20 de novembro deste ano a 26 de novembro do ano próximo, sendo assim enquadrado pela solenidade de Jesus Cristo Rei e Senhor do Universo. A iniciativa comemora os 40 anos do primeiro ano temático dedicado à reflexão, oração e promoção das vocações no país. O tema do Ano Vocacional 2023 é Vocação: Graça e Missão, e o lema é Corações ardentes, pés a caminho (Lc 24, 32-33).

Em tempos de sinodalidade

O Ano Vocacional ocorre dentro do processo do caminho sinodal que o papa instituiu como preparação para o sínodo de outubro de 2023, recentemente esticado para continuar em outubro de 2024, com o tema Por uma Igreja sinodal. Comunhão, participação, missão. Igreja que, como os discípulos de Emaús, esteja a caminho e deixe arder seu coração com a Palavra do Senhor e o fogo do Espírito, para ser comunidade viva e dinâmica, plena de vocacionados para as mais diversas funções, serviços e ministérios. Igreja sinodal (em caminho conjunto) e exodal (em missão para fora), que conta com inúmeras pessoas, chamadas para o anúncio e a realização do Reino de Deus.

Um, alguns, muitos

Assim se entende o que diz o papa Francisco a respeito da relação entre o papa (um), os bispos (alguns), os demais fiéis e a humanidade inteira (todos). No nível diocesano temos o bispo (um), os padres e diáconos, pessoas consagradas e lideranças leigas (alguns) e, de novo, todas a pessoas que habitam nesse território (todos). Não se trata de uma relação vertical, piramidal. Mas de compromisso comum
de circularidade, de comunhão, de unidade na diversidade. Cada um exercendo sua missão
e respeitando e valorizando o carisma dos outros. A fim de que a Igreja seja sinal e sacramento da comunhão entre as três divinas pessoas.

Graça e missão

Toda vocação é graça, dom de Deus, chamado que vem de fora. Não é fruto de sentimento pessoal, emoção interior, vontade particular. Vem de Deus, por meio da Igreja. É, pois, a Igreja que chama, discerne, examina, com tempo e paciência, acerca da veracidade e qualidade, da conveniência e santidade desta ou daquela vocação. É também a Igreja que envia em missão para este ou aquele posto, este ou aquele serviço. Não se trata de projeto pessoal, mas de um plano comunitário, sinodal, exodal.

Ano Vocacional 2023Pe. Vitor Galdino FellerSinodalidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA