Artigo: Religião e política, por Pe. Vitor Galdino Feller

>
>
Artigo: Religião e política, por Pe. Vitor Galdino Feller

Vivemos tempos perigosos. A junção de religião com política, ambas sendo manipuladas pelo mercado, pela idolatria do dinheiro, acarreta sérios riscos para a nossa sociedade, com tristes rastros de violência contra expressões religiosas minoritárias.

Aproximações e diferenças
Com suas doutrinas e éticas, símbolos e rituais, a religião é responsável pela abertura ao transcendente, oferece sentido para a vida, aponta para o divino, mesmo sem conseguir açambarcá-lo. A política, por sua vez, trabalha com a organização da sociedade. Também tem uma dimensão de transcendência, mas seu exercício se dá por meio de partidos, cada qual com suas ideologias e particularidades. Colocar a grandeza universal da religião nas fronteiras particulares da política é pôr Deus nos limites de nossas categorias, é manipular o nome de Deus. Usa-se o absoluto para justificar o relativo.

A política de Jesus
Jesus foi político. Aliás, tanto mais político quanto mais religioso! Por sua adesão à vontade do Pai, por deixar-se ungir pelo Espírito, ele entregou-se à causa do Reino de Deus. Não um reino qualquer, como o do Império Romano; não de um deus qualquer, como o deus legalista e sacrificialista dos fariseus e sacerdotes judaicos. Mas o Reino de Deus-Pai, um projeto de vida digna pra todos, com todas as condições físicas, morais, espirituais, para que todos, a começar dos últimos e marginalizados, possam ter vida plena e feliz. A causa do Reino de Deus é uma opção política. Não a política partidária, mas a grande política, o serviço em favor da vida. Por isso ele foi morto. A junção da religião judaica e da política romana não suportou o novo Reino (para todos) do Deus-Amor (de todos).

A política da Igreja
Após séculos de engajamento político direto na condução da sociedade, por meio da instauração da cristandade, com as consequências obscuras de mundanização de sua ação evangelizadora, a Igreja católica entende que a melhor maneira de exercer a política é voltar a Jesus de Nazaré. Para anunciar com ele e como ele o Reino de Deus. Por isso, pede a seus ministros ordenados (bispos, padres e diáconos) que não façam opção partidária, para não serem sinais de divisão no meio do povo. E pede aos cristãos leigos que se engajem na política partidária, a fim de atuar na proposição e na prática de políticas públicas em favor de melhores condições de vida para o povo. Políticas públicas que sejam sinais do Reino de Deus.

Artigo publicado na edição 294 do Jornal da Arquidiocese, em outubro de 2022, na página 5.

Pe. Vitor Galdino Feller

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA