Artigo: “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8)

>
>
Artigo: “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8)
Foto: Divulgação

A palavra do profeta Isaías nos inspira para servir com alegria, sermos testemunhas da misericórdia de Deus. Às vezes, a ideia de missão que temos é a de algo que pertence para algumas pessoas específicas, como padres, freiras e alguns leigos e leigas escolhidos. Eles saem para algum lugar e ficam semanas ou anos fora da região onde moram, vão para outro estado ou país para algum trabalho missionário.

À medida em que a nossa consciência missionária vai ampliando, percebemos que pelo batismo todos são ungidos para a missão. O Papa Francisco nos recorda que “a missão não é um apêndice ou um momento entre tantos outros da minha vida. É algo que não posso arrancar do meu ser, se não quero autodestruir. Eu sou uma missão nesta terra, e para isso estou neste mundo” (Papa Francisco, EG 273).

Como ser e viver esta missão, você pode estar se perguntando. Afinal, somos enviados para quem? Para onde? Não estamos sós. O Espírito Santo nos guia e fortalece. Nesta realidade de pandemia da covid-19 que estamos atravessando, Deus nos chama e quer contar conosco para sermos seus instrumentos de solidariedade, ternura, diálogo, amor, e irmandade. Neste tempo somos enviados a abrir e ampliar nosso olhar, perceber como vivem as pessoas em nosso entorno, e quem são os necessitados. Fazer-nos próximos seja através das redes sociais, numa ligação telefônica, conversando com as pessoas, levando uma palavra de ânimo, ir ao mercado para uma pessoa idosa, socorrer uma pessoa doente, participar dentro de suas condições e conforme as regras de segurança vigentes, no atendimento aos migrantes, pessoas em situação de rua. Chamados a cuidar, comprometendo-nos a zelar pela vida do outro, ainda que seja estar “dentro de casa” para salvar vidas, no “fazer nada”, ser missão junto aos seus.

A oração é indispensável pelas pessoas em todo o mundo, os doentes e necessitados e por quem cuida, socorre e assiste a eles, muitas vezes, colocando sua própria vida em risco. A ajuda financeira também é fundamental, por isso a Igreja realiza a Coleta Missionária que acontece no 3º final de semana de outubro. 80% deste dinheiro é encaminhado para Roma, que envia este valor para mais de mil igrejas pelo mundo para lhes ajudar nos seus trabalhos de missão junto ao povo.

Que o profeta Isaias nos encoraje em nossa decisão de estarmos disponíveis, de prontidão ao Senhor e fazer de nossa vida missão.

Zenir Gelsleichter
Secretaria de Animação Missionária da Arquidiocese de Florianópolis

artigoJornal da ArquidioceseMês missionário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA