Arquidiocese presente na JMJ com aproximadamente 60 jovens

>
>
Arquidiocese presente na JMJ com aproximadamente 60 jovens
Padre Hélio Luciano com jovens da Paróquia da Ponte do Imaruim
Padre Hélio Luciano com jovens da Paróquia da Ponte do Imaruim

Cerca de dois milhões de jovens são esperados em Cracóvia, na Polônia, até o próximo domingo, 31, onde acontece a Jornada Mundial da Juventude, desde a última terça-feira.

A Arquidiocese está representada por cerca de 60 jovens, de diversas paróquias, das cidades de: Brusque, Guabiruba, Itajaí, Camboriú, São João Batista, Florianópolis, São José, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, Garopaba, dentre outras. A organização estima um público de 14 mil brasileiros participando do evento.

Na terça-feira, 26, os jovens participaram da Missa de abertura, no Parque Blonia, presidida pelo Cardeal Arcebispo de Cracóvia, Stanisław Dziwisz, que foi secretário pessoal de São João Paulo II, durante seu pontificado, e precursor dos encontros com os jovens. Ele ressaltou durante a homilia: “Partilhemos nestes dias aquilo que temos de mais precioso. Partilhamos a nossa fé, as nossas experiências, as nossas esperanças. Queridos jovens amigos, modelem nestes dias os seus pensamentos e seus corações”.

fd13584f-7965-438f-bfeb-e7f6bd8d5973
Padre Elinton e jovens da Comunidade Bethânia, de São João Batista

Na quarta, 27, o Papa Francisco foi recebido com festa desde o aeroporto até as ruas de Cracóvia, no Palácio Presidencial, no encontro privado com o episcopado da Polônia e ainda na ‘Janela Papal’, onde já ocorrem tradicionalmente pronunciamentos dos Papas que visitam a Polônia. Os jovens durante o dia puderam participar das catequeses, conhecer a cidade e ainda visitar os Santuários da Divina Misericórdia, de São João Paulo II, e de Santa Faustina.

Nesta quinta-feira, 28, o Papa iniciou o dia com Missa, no Santuário Mariano de Jasna Gora, em Czestochowa, e lembrou que “Deus prefere encerrar-se no que é pequeno, ao contrário do homem que tende a querer possuir algo sempre maior”. Na parte da tarde, com um bonde do sistema de transporte público, o Pontífice seguiu da Cúria Metropolitana, onde está hospedado, até o Parque Blonia, quando os jovens de todo o mundo puderam acolher o Santo Padre.

Movimento de Cursilho, de
Movimento de Cursilho, de Santo Amaro e Garopaba.

Em seu discurso, Francisco convidou os jovens a viverem uma profunda experiência estando na terra da misericórdia, e lembrou da importância de rezar pedindo a Deus: “Lançai-nos na aventura de construir pontes e derrubar muros (cercas e arame farpado); lançai-nos na aventura de socorrer o pobre, quem se sente sozinho e abandonado, quem já não encontra sentido para a sua vida”.

A jovem peregrina Franciela Lima, vocacionada da Comunidade Bethânia, de São João Batista (SC) falou sobre a participação na JMJ: “Está bonito de ver a alegria e entusiasmo dos jovens, durante as catequeses, festivais, shows, e até mesmo nas ruas da cidade. Somos de diversas nações, mas de uma única Igreja”.

Jovens de Itajaí, Brusque e Guabiruba
Jovens de Itajaí, Brusque e Guabiruba

Na sexta-feira, 29, a comitiva papal fará uma visita ao Campo de Concentração de Auschwitz-Birkenau, em seguida vai até um Hospital Infantil, e no início da noite os jovens meditarão com o Papa, a via-sacra, também no Parque Blonia.

Uma marca desta visita à Polônia, além da mensagem de misericórdia aos jovens, cujo ano celebramos, é também reforçar com os líderes políticos a abertura das fronteiras aos refugiados.

Por: João Augusto – Setor Juventude 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA