Arquidiocese participa de Encontro Estadual de Reitores de Santuários

>
>
Arquidiocese participa de Encontro Estadual de Reitores de Santuários

Entre os dias 16 e 18 de setembro, em Jaraguá do Sul, aconteceu o III Encontro Estadual de Reitores de Santuários e Animadores de Centros de Peregrinação de Santa Catarina. O encontro teve por objetivo principal reforçar e unir a todos na missão de conhecer, promover, divulgar, ampliar e fortalecer os santuários catarinenses.

O evento contou com a presença do arcebispo metropolitano de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck; de 12 reitores de santuários catarinenses; da Ir. Edena M. Bittencourt, de Nereu Ramos, que trabalha na causa de beatificação de Pe. Aloísio Boing, scj; da Ir. Anna Tomelin, diretora do Santuário Santa Paulina, e das irmãs do Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, em Içara.

Dom Wilson apresentou aos encontristas pontos das novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora no Brasil e no Regional Sul 4, tendo como pano de fundo o ambiente acolhedor dos santuários, aos quais “devem ser um lugar de acolhimento, oração e misericórdia.”

O arcebispo ainda fez várias colocações sobre o quanto Santa Catarina deve ser lembrada e celebrada em todos os santuários, pois é a padroeira do Estado. Também lembrou os presentes que o Mês Missionário Extraordinário e o Sínodo para a Amazônia devem ser contemplados nas atividades dos santuários, através da oração e da reflexão.  Outro ponto é a importância de haver grupos de atendimento, a disponibilidade de confissões e a promoção das atividades e espiritualidade do local de peregrinação com materiais gráficos, como folders, santinhos, pequenos livrinhos de orações cristãs, etc.

Cada santuário pôde fazer uma apresentação das suas atividades de acolhimento dos peregrinos, bem como as atividades pastorais que realizam. Foi um momento de partilhas e trocas de experiências. “Refletimos sobre nossos santuários: o que vai bem e o que mudar para que sejam lugares de encontro com o mestre Jesus”, comenta Pe. Celso Duarte, reitor do Santuário Nossa Senhora da Imaculada Conceição, na Lagoa, em Florianópolis.

Próximos encontros

Outra pauta importante da reunião foi o próximo Encontro Nacional de Reitores de Santuários e animadores de Centros de Peregrinação, que acontecerá em Florianópolis, em 2021. A partir de ideias da reunião, formou-se uma comissão encarregada da organização do evento.

O encontro foi encerrado com o anúncio de que o próximo Encontro Estadual de Reitores de Santuários e Animadores de Centros de Peregrinação de Santa Catarina deve acontecer de 14 a 16 de setembro de 2020, no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Campos Novos, na Diocese de Joaçaba, onde se encontra o corpo de Frei Bruno, que tem fama de santidade.

O local

A reunião acontece uma vez por ano em um santuário de Santa Catarina, para também possibilitar que os demais reitores possam conhecer e trocar experiências. Este ano, o local escolhido foi a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, no distrito de Nereu Ramos, em Jaraguá do Sul, por ter se tornado um grande centro de peregrinação nos últimos anos. Ali se encontra o corpo do Pe. Aloísio Boing, sacerdote do Sagrado Coração de Jesus com fama de santidade.

Três missas são celebradas todo dia 17 de cada mês: uma de manhã, às 7h; outra à tarde, às 15h, a qual os reitores e animadores participaram; e uma à noite, às 20h. A igreja encontra-se sempre repleta de fiéis, adultos e crianças que manifestam a sua fé, rezando, agradecendo ou pedindo algo pela intercessão deste servo de Deus.

Com informações de Pe. Celso Duarte
Reitor do Santuário Nossa Senhora da Imaculada Conceição, na Lagoa, em Florianópolis
Vigário Forâneo da Forania Florianópolis Norte


Dom Wilson Tadeu JönckEncontro Estadual de Reitores de Santuários e Animadores de Centros de Peregrinação de Santa CatarinaJaraguá do SulPe. Celso DuarteSantuários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA