Arquidiocese inicia processo de avaliação do Plano de Pastoral

>
>
Arquidiocese inicia processo de avaliação do Plano de Pastoral
Assembleia arquidiocesana de pastoral realizada em julho de 2014.
Assembleia arquidiocesana de pastoral realizada em julho de 2014.

Procedimento será feito nas paróquias e foranias no primeiro semestre do ano

No mês de fevereiro começou nas paróquias o processo  de avaliação do Plano Arquidiocesano de Pastoral (PAP) 2012-2022. O trabalho se estende até abril e segue para as foranias.

A cada três anos, o documento prevê que se faça uma avaliação para “olhar a caminhada feita, procurando não perder a história construída e, acima de tudo, olhar as perspectivas de futuro”, como indica o parágrafo 393 do plano. Assim, as lideranças se reunirão em três instâncias: paróquia, forania e Arquidiocese.

O processo de avaliação nas paróquias segue um roteiro orientado pela Coordenação Arquidiocesana de Pastoral e pelos coordenadores de projetos. Um texto base deve ser enviado aos párocos contendo detalhes sobre o que é avaliação, por que avaliar e como avaliar. Em seguida, um questionário – também preparado pela equipe de pastoral da Arquidiocese – deve ser preenchido e enviado aos vigários forâneos. Quem conduz a avaliação nas paróquias são os párocos com os conselhos de pastoral.

Após as reuniões das lideranças dos Conselhos Pastorais Comunitários (CPC) e Conselhos Pastorais Paroquiais (CPP) de cada paróquia, no mês de maio acontecem as assembleias nas foranias. “Neste segundo momento são apresentados os resultados das análises paroquiais para se identificar pontos de convergência e com isso traçar um cenário da forania em relação às urgências apontadas no plano”, esclarece o coordenador arquidiocesano de pastoral, Pe. Revelino Seidler.

Por fim, ocorre a assembleia arquidiocesana, no dia 23 de julho, onde serão apresentadas as avaliações das foranias e, assim, fazer a ampla análise do desenvolvimento das urgências na Arquidiocese.

O PAP apresenta as urgências na ação evangelizadora e norteia o trabalho pastoral na Arquidiocese. Além disso, o plano estabeleceu “a família” como eixo transversal que perpassa todos os projetos pastorais.

Para mais informações sobre o processo de avaliação, entre em contato pelo telefone (48) 3224-4799 ou e-mail [email protected].

Avaliação enviada nesta terça, dia 1º de março

O questionário para a avaliação do Plano de Pastoral foi enviado aos párocos, paróquias, vigários, administradores paroquiais nesta terça-feira, 1º de março. O roteiro foi preparado pela coordenação de pastoral e pelos coordenadores dos projetos pastorais e aprovado por Dom Wilson.

Conforme previsto o questionário deverá ser respondido e encaminhado para o Vigário Forâneo até o dia 15 de abril. É importante seguir as orientações apresentadas no início do texto para alcançar o objetivo desejado.

O texto também será disponibilizado no site da arquidiocese para download.

Questionário para avaliação do Plano de Pastoral

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA