Arquidiocese de Florianópolis tem representante eleito para Conselho da Cáritas Santa Catarina

>
>
Arquidiocese de Florianópolis tem representante eleito para Conselho da Cáritas Santa Catarina

A 12ª Assembleia da Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina elege, no decorrer da assembleia – que realizada em Lages (SC), de 4 a 6 de novembro de 2022 -, o novo secretário-executivo e dois novos conselheiros para gestão 2023-2026. Participaram dom encontro aproximadamente 60 pessoas, entre representantes das entidades-membro e convidados/as.

Para secretário-executivo foi eleito Felipe Candin Fuentes, para conselheiros: João Claudio Casara e Luciano Leite da Silva Filho, que se somam à equipe conselheira da gestão 2021-2024: Fabiana Gonçalves Henkel, Maria Aparecida Fonseca, com os suplentes Murilo Medeiros da Silva e Walmor Dela Justina.

O tema que conduziu a Assembleia foi “Nossa missão é cuidar”, e o lema “Vai e faz tu também o mesmo” (Lc 10,37), alusão à parábola do Bom Samaritano. Como símbolo, foi escolhido o poliedro. “O poliedro representa uma sociedade onde as diferenças convivem integrando-se, enriquecendo-se e iluminando-se reciprocamente, embora isso envolva discussões e desconfianças”, papa Francisco na Carta Encíclica Fratelli Tutti, nº 215. Francisco usa essa imagem geométrica tridimensional, a do poliedro, para explicar a convivência fraterna: “Várias vezes convidei a fazer crescer uma cultura do encontro que supere as dialéticas que colocam um contra o outro. É um estilo de vida que tende a formar aquele poliedro que tem muitas faces, muitos lados, mas todos compõem uma unidade rica de matizes, porque ‘o todo é superior à parte’”. 

Felipe Candin Fuentes, eleito novo secretario-executivo da Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina

Felipe Candin Fuentes é assistente social e reside em Florianópolis (SC). Sua atuação na rede Cáritas se inicia a partir de 2012 quando participou de uma atividade de formação em comunicação com jovens periféricos. Em 2013 atuou no projeto de Fortalecendo as Experiências da Economia Solidária (Fortees), na função de assessor de comunicação até o ano de 2015. Depois deste período foi buscar qualificação acadêmica e profissional no serviço social, juventude e educação popular, tendo experiências pastorais em outros países na América Latina e Europa. Em 2019 votou a somar com a Cáritas Brasileira na articulação do Projeto Redes, nos três Estados da Região Sul: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e desde então está na construção coletiva junto ao secretariado da Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina e a colegiada regional, pensando a articulação da rede, economia popular solidaria, migração e refúgio e políticas sociais na perspectiva da missão da Cáritas Brasileira.

 João Claudio Casara, Cáritas Diocesana de Caçador (SC), eleito conselheiro da Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina

João Claudio Casara, atualmente é Coordenador da Cáritas Diocesana de Caçador e das Pastorais Sociais da Diocese. Atuou na Cáritas de Caçador de forma voluntária dos anos de 2009 a 2012. Nos anos de 2015 até 2017 foi, membro do conselho diretor da Cáritas diocesana de Caçador como conselheiro fiscal. Nos anos de 2018 até 2020, membro do conselho diretor da Cáritas diocesana de Caçador, como 2º tesoureiro e dos 2021até 2023 será membro do conselho diretor da Cáritas diocesana de Caçador, como 1º tesoureiro.

Luciano Leite, Ação Social Arquidiocesana de Florianópolis (SC), eleito conselheiro da Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina

Luciano Leite da Silva Filho, integrante da equipe executiva da Ação Social Arquidiocesana (ASA) de Florianópolis, contratado em abril de 2012. Atua no assessoramento das entidades membros; pessoa referência do Fundo Arquidiocesano de Solidariedade; foi coordenador do Centro de Referência e Apoio de Imigrante (CRAI) de Santa Catarina, convenio entre a Ação Social Arquidiocesana e a Secretária de Estado de Desenvolvimento Social. Atualmente é coordenador do Centro de Integração Social Santa Dulce dos Pobres. Participou do 5º Congresso Nacional da Cáritas Brasileira, em Aparecida, da 24ª Assembleia Nacional da Cáritas Brasileira, em Teresina (PI) e é representante da Ação Social Arquidiocesana, no Fórum Regional da Caritas Brasileira de Santa Catarina.

Por Osnilda Lima | Comunicação Cáritas SC

Cáritas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA